Qual mouse funciona para o iPad? [iPhone e iPod Touch]

Descubra qual mouse funciona para o iPad e como usar o periférico, tanto os modelos Bluetooth quanto os com cabo USB

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 2 meses
iPad Pro, Apple Pencil e mouse Bluetooth / mouse para ipad

Já pensou em ter um mouse para iPad? Agora, é possível. O iPadOS e o iOS 13 liberaram a compatibilidade com o acessório, suportando tanto um mouse Bluetooth (sem fios) quanto modelos que se conectam com cabo, mesmo os mais antigos, com conector USB-A. Veja qual mouse funciona para o iPad e como usar em cada versão.

Qual mouse funciona para o iPad?

Basicamente, qualquer mouse ou trackpad é compatível com o iPad. É possível usar tanto acessórios Bluetooth, que deverão ser pareados como qualquer outro acessório do tipo (fones de ouvido, joysticks e etc.), quando modelos tradicionais, com cabos USB.

A maioria dos mouses com cabo possuem conexões USB-A, enquanto outros mais recentes (porém raros) podem trazer o conector USB-C macho. Sendo assim, o usuário poderá ter quatro opções seguintes para conectar um mouse via cabo:

  1. Mouse USB-C em iPad Pro com Face ID: diretamente;
  2. Mouse USB-C em iPad com porta Lightning: com adaptador USB-C/Lightning;
  3. Mouse USB-A em iPad Pro com Face ID: com adaptador USB-A/USB-C;
  4. Mouse USB-A em iPad com porta Lightning: com adaptador USB-A/Lightning.

Como ativar

O uso do mouse é uma opção de acessibilidade, que permite usar o periférico para controlar a navegação. Entretanto, por ser pensado como um recurso para pessoas com deficiências ou que precisam de recursos especiais, o uso é um pouco limitado.

O clique com o botão direito do mouse não abre menus de contexto e o cursor não aparece em displays externos, quando usado com o Sidecar em conjunto com o Mac, por exemplo. Por fim, apenas dispositivos a partir do iPadOS 13 e do iOS 13 são compatíveis.

Para ativar o mouse no iPad, faça o seguinte:

  1. Conecte o mouse ao iPad via Bluetooth ou cabo USB;
  2. Abra o app “Ajustes”;
  3. Toque em “Acessibilidade”, “Toque”, “AssistiveTouch”;
  4. Ligue a chave ao lado de “AssistiveTouch”.
    Um cursor aparecerá na tela;
  5. Controle o cursor com o mouse.

E pronto.

A título de curiosidade, iPhones e iPods Touch a partir do iOS 13 também suportam mouse e trackpad, da mesma forma que o iPad. Basta seguir os mesmos passos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPad na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados