Início » Jogos » Como escolher um projetor para jogos

Como escolher um projetor para jogos

Sua televisão não tem o tamanho ideal para você? Saiba como escolher um projetor para curtir todos os seus jogos em grande estilo

Ricardo Syozi Por

Se você está querendo jogar seus consoles de videogame em uma tela maior do que as que tem em casa, um projetor pode ser uma excelente alternativa. Servindo como uma forma de expandir a jogatina, esses itens podem ajudar muito na hora da diversão. Descubra como escolher um projetor para jogos.

Projetor para jogos
Um projetor pode ser uma boa opção para jogos (Imagem: Unsplash / Alex Litvin)

Escolher um projetor para jogos não é uma tarefa simples. Antes de mais nada é bom lembrar que esse tipo de produto tem preços elevados, muitas vezes passando da faixa de R$ 5 mil. Dessa forma, vale fazer um planejamento financeiro previamente.

Se decidiu seguir em frente e adquirir um projetor para a sua jogatina, é interessante verificar quais pontos são os mais interessantes para você.

  • Resolução da imagem: É claro que isso depende do local no qual você vai usar o projetor, porém é importante saber a resolução que quer usar. A melhor sugestão é ter, no mínimo, uma resolução de 1080p (FULL HD);
  • Brilho: É a quantidade de lúmens do seu projetor que vai definir a força do brilho. Se for curtir seus games em um local fechado que pode ficar escuro, então um número entre 200 e 800 de lúmens é mais do que o suficiente. Porém, se for usar em locais abertos ou com entrada de luz frequente, ter um projetor com lúmens entre 1000 e 1500 acaba sendo a melhor opção;
  • Contraste: A diferença entre a luz e a escuridão em uma tela é definida pelo contraste. Pensando nisso, quanto maior for o contraste, mais nítida e limpa será a imagem. Se escolher um projetor para jogos com um número próximo a 200,000:1, a imagem de sua jogatina ficará ótima;
  • Tempo de resposta: Um fator significativo para os games. Isso define o nível de input lag, ou seja, o tempo que vai levar entre o apertar de um botão no jogo e a ação ocorrer na imagem. O ideal é ter, no mínimo, um nível de 50mm no tempo de resposta do seu projetor;
  • Taxa de atualização: Se adquirir um aparelho com uma taxa de atualização acima de 120Hz, então estará bem encaminhado. Esta taxa define a velocidade com que o projetor renova a imagem apresentada, sendo muito relevante para jogos competitivos como FPS ou jogos de luta.
Projetor para jogos
É necessário escolher bem o projetor para jogos (Imagem: YouTube / My Life in Gaming)

As vantagens de escolher um projetor para jogos

Se o usuário está procurando pela melhor qualidade de imagem para seus jogos, então um projetor é uma ideia muito interessante. Algumas das vantagens ao escolher um projetor são:

  • Resolução de imagem muitas vezes melhor do que em televisões;
  • O tamanho da tela pode ser customizável, encaixando perfeitamente na superfície que o usuário quer usar;
  • Alguns projetores foram desenhados com os jogos em mente, sendo assim, conseguem oferecer jogatinas com um mínimo de lag possível;
  • Por serem relativamente pequenos, os projetores podem ser levados para qualquer lugar com facilidade.

Como funciona?

Os projetores modernos usam o laser LED como fonte de transmissão para projetar a imagem do console em uma superfície plana. A fonte de luz a laser é mensurada por lúmens, ou seja, quanto maior a quantidade de lúmens, a imagem será mais clara, brilhante e vibrante.

Modelos atuais têm entrada HDMI para sistemas como o PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch. Dessa forma, tudo o que o usuário precisa fazer é conectar os cabos corretamente e ligar os aparelhos. A partir daí, definir a configuração que mais o agrade para os jogos.

Muitas opções desses aparelhos oferecem suporte a imagem 4K para maiores detalhes na hora da brincadeira. Ao escolher um projetor para jogos, é válido pensar se vale o investimento para o máximo de resolução ou se quer apenas utilizá-lo em momentos como festas ou reuniões de amigos e familiares.

Agora que já sabe melhor como escolher um projetor para jogos, conta pra gente se vai atrás de um para a sua jogatina diária!

Com informações: ThePiqoProjector.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando