Chega de executivos falando os benefícios de seus produtos em eventos transmitidos para o mundo inteiro. Agora entram em cena os times de advogados que vão defender duas das mais importantes empresas de telefonia móvel do mundo. A Apple e a Nokia começam a se enfrentar judicialmente nessa semana, na Comissão de Comércio Internacional, um órgão americano que julga a entrada de produtos importados no país.

De um lado está a Apple, de Steve Jobs. A empresa entrou no mercado de celulares em 2007 com o lançamento do revolucionário iPhone. Abocanhou uma parcela do mercado e hoje em dia vê seus lucros crescerem um ritmo alucinante, de dar inveja a qualquer concorrente. Reza a lenda que o fundador da companhia reuniu um time de advogados que já se envolveram em processos da Motorola, Broadcom, Microsoft e HP, entre outras. Ou seja, gente gabaritada.

Do outro lado temos a Nokia, que ainda é líder em volume de aparelhos móveis vendidos no mundo. Quando o assunto é o lucro, no entanto, o buraco é mais embaixo. O interessa da Nokia, claro, é continuar na sua posição de liderança.

A partir dessa semana, o processo da Apple contra a Nokia vai levantar a questão das propriedades intelectuais. Qual empresa é dona de quais patentes é uma das respostas que os dirigentes da comissão terão que fornecer.

Essa briga é de cachorro grande. E nós vamos ficar de olho para ver qual será o resultado final. Em quem você aposta? Na tradição da Nokia ou na inovação da Apple?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@betocampos7
Parem de falar besteira. Já ouviram falar de honorários? Você não gasta rios de dinheiro em processos com advogado, você paga 20% para o(s) advogado(s). E o resultado já saiu: Apple e Nokia negociaram e a Apple vai pagar royalties e uma quantia fixa para a Nokia em cima da venda de iPhones. Fanboy sem conhecimento de causa é um saco de ser lido (e olha que eu uso Apple).
Hernani
As outras empresas é que estão se dando bem por fora, porque dependendo da decisão podem até se beneficiar disso
Alexandre
parece que a apple tem mais dinheiro pra gastar e nesses casos, ganha quem pode mais
Fredson Sousa
Isso já não é notícia velha?
@gui_martinez
Na no meu ponto de vista, a Nokia ta no vermelho, advogados e processos custa muitas verdinhas, já a Apple ta no lucro. Isso vai ser "sangue no zóio".
Bruno Gall
Verdade, eu gosto da Apple, mas não sou fã, sempre quis um Mac, iPod ou um iPhone, mas não sou baba-ovo =)
kylefurtado
Não falaria melhor.
Marcell Almeida
Nenhum vai ganhar.. simples assim.
Enivelton Tigre
A Apple esta botando pra lascar nos tribunais, até aqueles piratões "Hiphone", fizeram trocar o nome, agora é "Stillus".
Jairo
O que vemos aqui na linha de discussão na divergência entre opiniões agora temos um exemplo disso nos tribunais...
Marcos
Sem falar da grande mancada que deu com as pessoas que mais defendiam a Nokia, os ótimos blogueiros, quando pediu para eles fecharem os sites ou tirar Nokia do nome... Quanta ignorância e falta de visão em tão pouco tempo.
Guilherme
Não se olha o lado da briga por questões extra-processuais.
Marcos
Sempre gostei da Nokia, mas não existem mais argumentos para defendê-la. Pisou demais na bola com todos. Vende produtos moribundos, com S.O.s que nunca mais terão atualizações. Vide maemo 5 do N900 e o recém-lançado/recém-abandonado symbian^3 do Nokia N8. Sem falar do S60v5, mas esse já é "muito velho" ...
EU
A Apple se sustenta por fanboys e moditas #fato
@gabymalta
Aposto na Nokia! (: