Tecnoblog
Razão Social ASUSTek Computer Inc.
Fundação 2 abril, 1989
Taipei, Taiwan
Website Oficial www.asus.com

Asus

A Asus é uma fabricante multinacional de eletrônicos fundada em Taiwan, em 1989. É conhecida por suas placas-mãe e computadores pessoais, além de monitores, placas de vídeo e outros.

Seus fundadores, M.T. Liao, Ted Hsu, T.H. Tung e Waine Hsieh, eram ex-funcionários da concorrente Acer. Asus vem do nome de um personagem da mitologia grega: o cavalo Pegasus — símbolo da sabedoria e do conhecimento.

Os primeiros lançamentos da empresa foram as placas-mãe Cache386/33 e 486/25. Três anos mais tarde, a Asus fechou uma parceria formal com a Intel e passou a ser liderada por Johnney Shih, responsável pela contratação e orientação de novos talentos na empresa. Em 1995, a Asus se tornou a líder de placas-mãe no mercado.

Até os anos 2000, a empresa já compunha a bolsa de valores de Taiwan e tinha centros de atendimento na China, Holanda, EUA, República Tcheca, Austrália e Japão. Além de já ter lançado seu primeiro notebook (ASUS P6300, 1997) e estar rumo a lançar seu primeiro celular, o ASUS 3G: J100, em 2003.

Dali para frente, o portfólio de produtos se estendeu para câmeras, laptops, e outros, o seu primeiro serviço em nuvem foi lançado e a submarca Republic of Gamers (ROG) surgiu, com foco no desenvolvimento de equipamentos para jogos. Além disso, a Asus deu início a projetos focados em sustentabilidade, com a ASUS Foundation e o grupo GreenASUS.

Atualmente, a empresa também conta com as subsidiárias: Asustor, especializada em armazenamento em nuvem privada e vigilância por vídeo; a Asus Cloud, também ligada ao armazenamento em nuvem; e a UniMax, especializada na fabricação de eletrônicos automotivos. Em 2020, a Asus era responsável por uma receita de 412,8 bilhões TWD.

Continue lendo »

Tudo sobre Asus