Nubank anuncia assistente de pagamentos com débito automático

Débito automático era uma das principais ausências na conta do Nubank; app terá assistente de pagamentos com lembretes, notificações e transferências recorrentes

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 4 meses
Rendimento da conta sofreu mudanças (Imagem: Divulgação/Nubank)
App do Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

O Nubank finalmente terá um recurso de débito automático para contas. Na verdade, o banco digital promete ir além disso: a fintech anunciou nesta terça-feira (14) que seu app passará a contar com um assistente de pagamentos para programar lembretes e fazer transferências recorrentes.

O novo recurso vai começar como o débito automático de qualquer outro banco. De acordo com o comunicado divulgado pela companhia, será possível cadastrar contas de consumo (água, luz, telefone e gás) para cair automaticamente na conta. 

A empresa promete que será fácil ativar e desativar a opção para cada conta, com poucos toques, e que a visualização de todas as cobranças vai ajudar no planejamento financeiro. Além disso, haverá notificações em casos como falta de saldo na conta ou aumento no valor da despesa.

Assistente de pagamentos vai incluir transferências

Esse, no entanto, é aparentemente só o primeiro passo. É aí que entra o que o Nubank chamou de assistente de pagamentos. Segundo o anúncio, a ferramenta ajudará a automatizar contas e transferências que se repetem. Também será possível configurar valores máximos para cada despesa, para evitar sustos e identificar cobranças indevidas — pense em um aumento do seu plano de saúde, por exemplo.

Já a parte de transferências automáticas faz sentido quando você manda dinheiro todo mês para alguma pessoa. Além disso, é interessante para programar envios automáticos para uma corretora de investimentos, por exemplo.

O Tecnoblog entrou em contato com o Nubank para entender melhor como isso vai funcionar. De acordo com a empresa, a ideia é expandir o assistente para outras contas de consumo e incluir lembretes para quem prefere fazer pagamentos manualmente. Esses recursos ainda não têm prazo para serem implementados.

Débito automático chegará nas próximas semanas

O assistente de pagamentos ficará na tela inicial do aplicativo, logo abaixo de cartão de crédito. Ao entrar, o usuário vê uma lista do que está cadastrado e pode incluir uma nova conta tocando no sinal de mais, no canto inferior direito da tela.

GIF mostrando como funciona o débito automático do Nubank
GIF mostrando como funciona o débito automático do Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

Depois, aparecem as opções para contas e transferências — a segunda está desabilitada, com uma etiqueta “Em breve”. Ao tocar na primeira, é necessário escolher entre “Água”, “Energia e gás”, “Telefone” e “Tributos”.

No GIF que a empresa usou para ilustrar o recurso, há ainda as alternativas de débito automático e lembrete — a segunda também programada para entrar “em breve”.

A empresa diz que a novidade será liberada aos poucos nas próximas semanas. No meu app, ela ainda não chegou.

Nubank vem expandindo recursos

O débito automático é mais uma das novidades que o Nubank tem lançado nos últimos meses. Antes dele, o banco digital havia anunciado o parcelamento de compras no débito, o parcelamento de boletos no crédito e o tão aguardado suporte ao Apple Pay.

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados