Início » Computador » Qual a diferença entre USB 2.0 e USB 3.0?

Qual a diferença entre USB 2.0 e USB 3.0?

Mudanças além dos números; saiba qual a diferença entre USB 2.0 e USB 3.0, conectividade, velocidade, e outros detalhes

Leandro Kovacs Por

São dois modelos já aprimorados da primeira versão de conexão. Veja abaixo, qual a diferença entre USB 2.0 e USB 3.0 além do número da versão. Velocidade de transferência entre outras características dominam as dúvidas dos usuários sobre as funções de cada conexão USB. De forma resumida, a versão 3.0 é um avanço tecnológico sobre a versão 2.0

Qual a diferença entre USB 2.0 e USB 3.0 (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Características principais

USB 2.0

É um tipo de conexão mais abrangente, foi absorvendo outras tecnologias no seu processo. USB 2.0 é o tipo que se usa para dispositivos com mais de alguns anos, oferece seis conectores como padrão; A, B e às versões Mini e Micro de cada um, que foram criadas posteriormente.

USB 3.0

O USB 3.0 simplifica o volume de conectores – agora são 3 no total – que são todos compatíveis com suas versões anteriores. Sua velocidade de transferência de dados é esmagadoramente maior que a versão 2.0 anterior.

Diferenças e vantagens

A principal vantagem – e diferença – do USB 3.0 em relação ao USB 2.0 é o aumento da velocidade. A versão 2.0 foi capaz de transmitir dados a uma velocidade máxima de 480 Mb/s, enquanto os conectores USB 3.0 podem atingir velocidades de até 5 Gb/s.

Outras vantagens incluem o número reduzido de padrões de conectores e compatibilidade com versões anteriores, já utilizadas.

Conector Tipo-A

O conector Tipo-A é o padrão retangular que todos reconhecem quando virem uma conexão USB. É normalmente usado para dispositivos como cartões de memória USB, conectores de cabo para soquete e cabos de transferência de dados. O conector USB 2.0 tem 4 pinos de conexão, a versão USB 3.0 aumenta para 9, permitindo velocidades mais rápidas, mas com compatibilidade total.

Conector Micro-B

O conector Micro-B é um retângulo muito mais plano do que o conector Tipo-A e tem dois cantos angulares na parte superior. O conector Micro-B era normalmente usado em dispositivos móveis, como telefones e tablets, no entanto, mais recentemente, o conector USB-C é usado em seu lugar.

Na especificação USB 3.0, o conector para Micro-B foi redesenhado para adicionar um bloco extra ao lado do conector com cinco pinos a mais. O redesenho do conector físico significa que os cabos USB 3.0 não podem usar portas USB 2.0; porém, os cabos USB 2.0 podem usar portas USB 3.0.

Com informação: Technipages.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando