Início » Computador » O que é P2P? [Peer-to-peer]

O que é P2P? [Peer-to-peer]

Conexão sem intermediários; saiba o que é P2P e suas principais aplicações nas comunicações de rede entre terminais

Leandro Kovacs Por

Apesar de já existir há muitos anos – principalmente para os antigos que “compartilhavam” arquivos de mídia –, o formato se mostra mais seguro por não precisar de intermediário, como um servidor. Veja abaixo, o que é P2P ou Peer-to-peer e entenda como essa forma de comunicação de rede vem sendo utilizada atualmente.

O que é P2P como rede? (Imagem: Mario Gogh/Unsplash)

Rede P2P ou Peer-to-peer

Uma rede P2P conecta computadores aproximadamente equivalentes em uma base igual, sem a mediação de um terceiro computador. O P2P difere das redes cliente/servidor, onde muitos computadores se conectam a um único servidor maior que direciona a comunicação dentro da rede.

Os computadores em uma rede ponto a ponto estão normalmente situados fisicamente próximos uns dos outros e executam protocolos e softwares de rede semelhantes. Antes que as redes domésticas se tornassem populares, apenas pequenas empresas e escolas construíam redes ponto a ponto.

Redes P2P caseiras

A maioria das redes de computadores domésticos hoje são redes ponto a ponto. Os usuários residenciais configuram seus computadores em grupos de trabalho para permitir o compartilhamento de arquivos, impressoras e outros recursos, igualmente, entre todos os dispositivos.

Embora um computador possa atuar como servidor de arquivos a qualquer momento, outros computadores domésticos geralmente têm a capacidade equivalente para lidar com as responsabilidades.

Redes domésticas com e sem fio são qualificadas como ambientes Peer-to-peer. Um roteador conecta a rede doméstica à Internet, o que não altera a forma como os recursos da rede são compartilhados.

Cabo ou não, dispositivos conectados ao mesmo roteador são P2P (Imagem: Jonathan/Unsplash)

Compartilhamento na web

Quando a maioria das pessoas ouve o termo P2P, pensa em compartilhamento de arquivos ponto a ponto pela Internet. Os sistemas de compartilhamento de arquivos P2P como o Napster, Kazaa, eMule, BitTorrent se tornaram o tipo mais popular de aplicativo da Internet na primeira década deste século.

Uma rede P2P implementa protocolos de pesquisa e transferência de dados acima do protocolo da Internet. Para acessar uma rede P2P, é necessário baixar e instalar um aplicativo cliente adequado. Alguns aplicativos funcionam apenas com uma rede P2P, enquanto outros operam em redes cruzadas.

Características da rede P2P

Na visão moderna da computação ponto a ponto, as redes estendem-se pela Internet, não apenas uma rede local doméstica. Os aplicativos de software fáceis de usar permitem que profissionais de tecnologia e pessoas leigas participem. As 7 características principais são:

  • A interface do usuário é executada fora de um navegador da web;
  • Os computadores do sistema podem atuar como clientes e servidores;
  • O software é fácil de usar e bem integrado;
  • O aplicativo inclui ferramentas para oferecer suporte aos usuários que desejam criar conteúdo ou adicionar funcionalidade;
  • O aplicativo faz conexões com outros usuários;
  • O aplicativo faz algo novo ou empolgante;
  • O software oferece suporte a protocolos de rede cruzada como SOAP ou XML-RPC.

Com informação: Lifewire.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando