PS5 com sistema de resfriamento menor não perde desempenho em jogos

O modelo revisado do PS5 não esquenta demais, nem perde quadros por segundo, segundo o Digital Foundry e o Gamers Nexus

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
PlayStation 5 (PS5) (Imagem: Divulgação/Sony)

O PlayStation 5 ganhou uma nova versão revisada e mais leve, devido ao uso de um sistema de resfriamento menor e à troca de peças, como o parafuso que prende a base. Quando esse modelo foi descoberto, surgiu a dúvida se esse PS5 seria de alguma forma pior que a edição de lançamento. Porém, após diversos testes, concluiu-se que o aparelho mais recente não perde desempenho em jogos, nem esquenta demais.

A bateria de testes foi realizada pelos canais Digital Foundry e Gamers Nexus, no YouTube, famosos por analisarem o desempenho de jogos, consoles e outros eletrônicos de forma detalhada, com números e gráficos. Em resumo, ambos os canais afirmaram que não há diferenças significativas entre a versão de lançamento e o modelo revisado do PS5.

A principal mudança do novo modelo é o sistema de resfriamento menor. Porém, após realizar testes de temperatura e ventilação, o Gamers Nexus não presenciou superaquecimentos. “Parece que as ventoinhas fazem uma certa diferença, mas não suficiente a ponto de fazer você comprar um ventilador externo específico”, disse o editor e apresentador do canal, Steve Burke.

“Também não recomendamos você procurar um console específico para comprar. O 1100 [modelo revisado] em relação a série 1000 [modelo de lançamento] não se comportou, em nossos testes, de forma tão diferente. Existem muitas formas de testar. Talvez haja um cenário que ainda não tentamos, mas ainda não estamos vendo uma grande diferença. Pelo menos não a ponto de deixar você louco no eBay tentando encontrar uma unidade em particular. E não pague a mais por nenhuma das duas versões, caso possa evitar”.

Steve Burke, editor-chefe do canal Gamers Nexus.

O vídeo completo (em inglês) com testes do Gamer Nexus pode ser assistido logo abaixo:

Digital Foundry não encontrou diferença nas taxas de FPS

Enquanto isso, nos testes do Digital Foundry, focados em performance em jogos, taxas de quadros por segundo e consumo de energia, os resultados foram parecidos. Em todos os jogos testados, as taxas de FPS ficaram praticamente idênticas e, quando houve quedas, elas aconteceram nas mesmas cenas dos jogos em ambos os consoles.

“Os pontos principais dos dias de teste são relativamente simples: há uma melhoria na temperatura dos reguladores de tensão, as temperaturas da memória são melhores em alguns casos e piores em outros (mas ainda com apenas alguns graus de diferença no geral) e, enquanto o processador principal pode muito bem ficar alguns graus mais quente, não há evidência de que isso seja preocupante, supondo que você esteja mantendo seu PS5 em uma área bem ventilada”.

Richard Leadbetter, editor de tecnologia do Digital Foundry.

A análise do Digital Foundry pode ser vista no vídeo (em inglês) a seguir:

Em outras palavras, não é preciso se preocupar com o desempenho do PS5 revisado. Quando for comprar o console, não perca tempo escolhendo uma versão específica ou pagando a mais para conseguir a edição de lançamento. Os dois consoles funcionam da mesma forma e entregam experiências idênticas durante a jogatina.

Com informações: Eurogamer, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados