Início » Jogos » Como jogar World of Warcraft [Guia para iniciantes]

Como jogar World of Warcraft [Guia para iniciantes]

Seja pela aliança ou horda; saiba como jogar World of Warcraft e entenda como funciona o mundo incrível para PvE e PvP

Leandro Kovacs Por

Jogos PvE – player versus environment – oferecem exploração cooperativa contra bosses e inimigos controlados pela I.A, os PvP – player versus player – focam no confronto entre jogadores, WoW oferece o melhor dos dois mundos. Veja abaixo, como jogar World of Warcraft e assuma seu papel de herói, seja protegendo a Aliança ou a Horda no universo liderado por humanos e orcs.

World of Warcraft é o MMORPG da Blizzard (Imagem: Blizzard/Divulgação)

1. Plataformas e configurações mínimas

Apesar de sempre ter esse desejo por parte do público, World of Warcraft ainda é limitado aos computadores, não estando disponível para consoles. Como o título tem um destaque enorme, pode ser jogado tanto no sistema Windows como no Mac.

ConfiguraçãoMínimoRecomendado
Sistema OperacionalWindows 7 64-bit / macOS 10.12Windows 10 64-bit / macOS 10.14
ProcessadorIntel i5-3450AMD FX 8300 / i5-4670 (Mac)Intel i7-6700KAMD Ryzen 7 2700X / i7-6700K (Mac)
VídeoGeForce GTX 760 2 GB ou AMD Radeon RX 560 2 GB / GT 750M 2 GB ou AMD Radeon R9 M290 2 GB (Mac)GeForce GTX 1080 8 GB ou AMD Radeon RX Vega 64 8 GB /
RAM4 GB (8 GB se for placa de vídeo integrada)8 GB

2. Apresentando o World of Warcraft

O jogo de RPG de mundo aberto que envolve todo o universo de referências da série de jogos RTS Warcraft. O jogo foi lançado em 2004, com a sua primeira versão, ao longo do tempo novas atualizações foram lançadas, expandindo o universo e ampliando os níveis máximos dos personagens.

Expansões e assinatura

Até agora já foram lançadas 8 expansões, cada uma apresentando novos adversários, ampliação da história, raças jogáveis e nível máximo de personagem.

World of Warcraft pode ser testado de forma gratuita, mas a Blizzard exige uma assinatura mensal para continuar tendo acesso a sua estrutura, as expansões também são adquiridas separadamente, algumas – as mais antigas – acabam sendo incluídas no pacote de assinatura mensal.

Aliança e Horda

O jogo, basicamente, é dividido entre a Aliança, com diversas raças lideradas pelos humanos e a Horda, com suas diversas raças lideradas pelos Orcs. É importante escolher sabiamente, só pode defender 1 lado com cada conta.

Nas áreas “livres” de proteção, onde muitas vezes é preciso ir para completar quests, se cruzar com um “inimigo” da outra facção, a chance de combate mortal é muito grande.

A raça dos Undeads pertence a Horda (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

3. Layout da tela

Quando você faz o login com o novo personagem pela primeira vez, com certeza não está claro o que os diferentes botões e barras fazem. Para ajudá-lo a aprender o básico, vamos para algumas informações gerais sobre o layout padrão.

É possível alterar este layout com complementos personalizados (add-ons), mas focado nos iniciantes abordaremos apenas o layout padrão.

  1. Barra de vida;
  2. Barra de vida do alvo;
  3. Buffs e Debuffs (efeitos positivos e negativos de encantamentos);
  4. Minimapa, relógio, calendário;
  5. Chatbox;
  6. Barra de ação e experiência;
  7. Acesso rápido ao menu e bolsa.
Localização das ferramentas na tela do jogador (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

4. Barra de ação, somente para o essencial

A barra de ação mostra quais feitiços o personagem pode usar e quanto tempo precisa esperar para usá-los novamente (Cooldown). Se o seu feitiço estiver em espera, o ícone colorido será coberto por uma sobreposição cinza que se move no sentido horário até que o feitiço esteja pronto para ser usado novamente.

Por padrão, a barra de ação possui 12 espaços. Isso deve ser o suficiente para começar, mas você vai querer adicionar mais eventualmente. Ao longo do jogo, o personagem aprende diversas magias, muitas mesmo, apesar de poder adicionar mais barras, em um momento será necessário organizar e deixar ativo somente o necessário para combates e sobrevivência.

O melhor é se acostumar com isso desde o início, existem jogadores que são derrotados somente pelo fato de se confundirem na hora de liberar magias ou ativar na ordem correta do combo.

Esse é bem o início de dicas para jogar World of Warcraft, o jogo é muito rico e tem uma curva de aprendizado um tanto quanto longa. Ao buscar se aventurar, o nosso guia é suficiente para começar, mas com o passar do tempo, precisará de ajudas muito mais específicas. Boa sorte.

Página oficial: Blizzard.

Comentários

Envie uma pergunta