6 jogos de digitação para testar sua velocidade

Esse estilo de gameplay é uma prova de fogo para suas habilidades de digitação e concentração. Quer encarar? Então veja alguns exemplos

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 8 meses
6 jogos de digitação para testar sua velocidade (Imagem: Divulgação/Morbidware)

Jogos de digitação não são novidade, mas provavelmente passam despercebidos por muitos jogadores. Esse tipo de game pode ser adaptado de várias maneiras, mas basicamente usa a ação de digitar palavras, em tempo real, para executar comandos variados como atacar, se defender, ativar e desativar itens e etc. Por conta da sua natureza, a maioria desses títulos estão disponíveis para computador e dispositivos móveis. Quer alguns exemplos? Então dá uma olhada.

1. The Textorcist: The Story of Ray Bibbia

A habilidade de digitar rápido é apenas um dos pré-requisitos para tentar passar das constantes boss fights de The Textorcist: The Story of Ray Bibbia. No game, você controla um padre exorcista e precisa “salvar a alma” dos possuídos digitando rapidamente versículos da bíblia (ao menos parecem que são) e, ao mesmo tempo, fugir do ataque dos demônios que não têm a menor intenção de deixar seus hospedeiros.

A propósito, esses ataques dos demônios são verdadeiras tempestades de explosões e pontinhos na tela, ao melhor estilo bullet hell. E como se a desgraça não fosse o bastante para o pobre padre Ray Bibbia (e para você), todos os textos que precisam ser digitados são em inglês e naquela versão mais clássica do idioma. Apesar disso tudo, o que game é bem divertido, tem muito humor ácido, mas é extremamente desafiador. Boa sorte, você vai precisar.

2. The Typing Of The Dead: Overkill

Você já imaginou um jogo de tiro onde a arma é o teclado e os tiros são as palavras? The Typing Of The Dead: Overkill traz exatamente essa proposta de gameplay onde o jogador precisa ser rápido no gatilho, neste caso, no teclado para atacar e evitar ser comido por zumbis.

A versão de 2013 do jogo, lançada pela Sega, atualiza as mecânicas do game original e também conta com melhorias gráficas. O jogo chega a ser engraçado, pois cada letra digitada tem realmente um som de tiro. Algumas palavras disponíveis para digitação podem não ser lá muito adequadas para menores de 18 anos. De qualquer forma, o desespero em digitar tudo corretamente (e em inglês), antes da mordida final, dá o tom especial da diversão. Ah… Prepare-se para boas boss fights!

The Typing Of The Dead: Overkill (Imagem: Divulgação/Sega)

3. Epistory – Typing Chronicles

Epistory – Typing Chronicles traz a história de um escritor que está com muitos problemas para continuar a escrever e pede ajuda a sua musa inspiradora para escrever seu novo livro. O game de ação e aventura, que é jogado apenas com o teclado, traz toda uma atmosfera 3D em terceira pessoa e você controla própria a musa. 

Sua aventura começa numa página em branco, mas à medida que você se inspira, esse lugar vazio começa a ganhar forma e cores, conforme derrota inimigos e resolve puzzles. A forma como a digitação constante é inserida no gameplay combina bastante com o propósito do próprio jogo, que é justamente escrever um livro de aventuras. Vale a pena dar uma chance.

A forma de digitar varia um pouco entre as versões para PC e Nintendo Switch.

4. Slash It 2

Slash It 2 é um game tipo arcade em 2D e simples de aprender a jogar. Talvez esse seja um bom simulador de digitação, porque ele demanda que você digite números, letras e também palavras na direção certa e no tempo perfeito. Para que a experiência não fique monótona, cada fase tem uma trilha sonora específica e todos os cenários são bem coloridos.

Se quiser desafios em modalidades diferentes, você pode escolher entre seis modos de jogo, que incluem letras, números, palavras ou uma combinação de letras e números – se já achar que está dominando a coisa. 

Slash It 2 (Imagem: Divulgação/Egamer)

5. Spacebar Invaders

O nome do jogo é uma referência bem óbvia a Space Invaders e todo o estilo de Spacebar Invaders remete ao clássico lançado em 1978. A diferença é que agora, ao invés de arrastar seu tanque de guerra para a esquerda e para direita enquanto atira nos aliens, você precisará digitar palavras e números abaixo de cada monstrinho para matá-lo.

O game tem três níveis de dificuldade o que faz dele um bom jogo de digitação tanto para iniciantes quanto para jogadores (e digitadores) mais experientes. E sabe o que é melhor? O jogo é de graça e você pode jogá-lo direto do seu navegador.

Spacebar Invaders (Imagem: Reprodução/Free Typing Games)

6. God of Word

God of Word é uma mistura interessante entre jogo de palavras e digitação. Seu personagem é um ator que tem uma importante tarefa: recriar batalhas históricas dos deuses do Olimpo.

A base do gameplay consiste em resolver puzzles de palavras, enquanto tentar derrotar grupos de inimigos sendo rápido na digitação. E God of Word tem boss fights também. Cada chefe traz uma mecânica diferente e você precisará ser cada vez mais ágil com os dedos para derrotá-los.

God of Word (Imagem: Reprodução/Steam)

Curtiu a lista? Conhece outros jogos de digitação? Compartilha com a gente nos comentários!

Receba mais sobre The Textorcist: The Story of Ray Bibbia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados