Bug no iTunes: app não abre no PC com Windows após atualização

Falha no iTunes atinge versão 12.12.0.6, liberada nesta terça (21) via Microsoft Store; Apple ainda não lançou correção para bug, mas soluções alternativas podem ajudar

Ana Marques
Por
• Atualizado há 9 meses

Usuários de diversas partes do mundo estão relatando problemas para iniciar o iTunes em PCs com Windows 10. Segundo os relatos, a última atualização do aplicativo que chegou via Microsoft Store (versão 12.12.0.6) está resultando em uma mensagem de erro que impede o programa de rodar normalmente, e pede que ele seja reinstalado.

Um tópico na página de suporte da Apple destinada ao iTunes para Windows foi criado na manhã desta terça-feira (21). Por lá, algumas pessoas relatam o mesmo problema — após a atualização do iTunes para a versão mais recente, o aplicativo exibe a seguinte mensagem de erro:

“iTunes cannot run because some of its required files are missing. Please reinstall iTunes.”

Apesar disso, ao tentar realizar o reparo e reinstalar o iTunes, a falha e a mensagem de alerta permanecem — a menos que você tente instalar uma versão mais antiga do programa e impeça a atualização proveniente da Microsoft Store.

Bug pode ser contornado com mudança de idioma

A suposta ausência de arquivos parece estar relacionada a um bug de idioma do sistema. Como é reportado em outro tópico do fórum, a mensagem aparece apenas quando o Windows não está configurado para o inglês.

A “solução” foi testada pelo Tecnoblog, e funciona: em português, o aplicativo exibe o erro acima, mas se mudarmos as configurações do Windows para inglês, o iTunes funciona normalmente. O bug retorna ao tentar voltar para outro idioma qualquer — para referência, o italiano e o alemão também resultaram no mesmo problema.

Para mudar o idioma da UI do Windows, basta acessar as configurações do sistema pelo menu Iniciar, entrar na guia “Idioma” baixar o pacote em inglês (caso ainda não o tenha) e defini-lo como idioma de exibição do Windows.

Configurações de idioma do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A Apple ainda não enviou uma correção para o problema do iTunes, mas ela deve ser disponibilizada em breve em uma atualização futura. Até lá, você pode tentar uma das soluções acima caso precise usar app no PC.

Receba mais sobre iTunes na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados