Windowsfx 11 é uma distribuição Linux com a cara do Windows 11 (e não pede TPM)

Mantido por desenvolvedor brasileiro, projeto Windowsfx 11 está em fase preview, mas já é bastante funcional

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Distribuição Linux Windowsfx 11 (imagem: divulgação)

Distribuições inspiradas no Windows não são novidade. O que causa alguma surpresa é o fato de o Windows 11 ainda não ter sido lançado oficialmente, mas já contar com um “clone” baseado em Linux. Estamos falando do Windowsfx 11, um projeto criado por um desenvolvedor brasileiro.

O Windowsfx 11 ainda está fase preview. Apesar disso, a distribuição pode ser baixada e usada por qualquer interessado. Efeitos de transição e transparência já estão disponíveis, por exemplo, assim como a interface inegavelmente baseada no Windows 11, com direito a uma barra de tarefas que centraliza seus ícones.

Esse é um projeto liderado pelo desenvolvedor brasileiro Rafael Rachid. A primeira versão da distribuição foi liberada em 2007, época em que o projeto era conhecido apenas como Linuxfx.

Um vídeo de demonstração mostra o Windowsfx 11 funcionando com vários softwares. Alguns deles são versões para Linux de ferramentas da Microsoft, como o Edge e o Microsoft Teams, detalhes que reforçam a semelhança com o Windows 11.

O usuário também encontra ali uma área de widgets, desktops virtuais, um “Menu Iniciar” que dá acesso a todos os aplicativos, ferramenta de configurações, ajustes de múltiplas janelas e assim por diante. Só a assistente Cortana não aparece. No lugar dela, a distribuição pode rodar o Google Assistente.

Existe ainda um modo de compatibilidade que permite a execução de aplicativos .exe e .msi (feitos originalmente para o Windows). Isso é mérito da inclusão do Wine 6.0 na distribuição.

Apesar de ser possível identificar uma diferença ou outra, a similaridade do Windowsfx 11 com o Windows 11 impressiona. Na primeira olhada, você pode até ter impressão de estar diante do sistema operacional da Microsoft.

Mas não se engane. Essa é mesmo uma distribuição Linux. O projeto conta com o kernel Linux 5.11, traz o KDE 5.22.5 e tem como base o Ubuntu 20.04 LTS. A cara de Windows 11 é garantida pelo tema Linuxfx WxDesktop Windows 11.

Windowsfx 11 rodando o Microsoft Teams (imagem: divulgação)
Windowsfx 11 rodando o Microsoft Teams (imagem: divulgação)

Windowsfx 11: download e requisitos

O Windowsfx 11 só não se assemelha ao Windows 11 nas exigências de hardware. Os requisitos mínimos da distribuição são: processador dual-core, 2 GB de RAM e HD com, no mínimo, 20 GB de espaço livre para dados.

Já os requisitos mínimos recomendados incluem um processador com quatro núcleos, 4 GB de RAM e SSD de pelo menos 64 GB.

Não, o módulo de segurança TPM não é exigido, até porque a compatibilidade com PCs antigos é uma das premissas do projeto.

Os links para download podem ser encontrados no site oficial do Windowsfx. Note, porém, que há duas versões disponíveis.

A primeira é a Free Edition, que oferece recursos básicos e é gratuita, como o nome diz. A segunda é a Professional Edition, que tem custo de US$ 20 por computador e dá acesso a recursos como assistente de voz, Microsoft Active Directory e suporte do desenvolvedor. A versão paga foi criada para ajudar a financeira o projeto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados