Início » Aplicativos e Software » O que é WAP? [Protocolo para Aplicações Sem Fio]

O que é WAP? [Protocolo para Aplicações Sem Fio]

Definindo padrões; saiba o que é WAP e entenda como funciona o protocolo mais utilizado nos dispositivos para o Wi-Fi

Leandro Kovacs Por

Para facilitar a comunicação entre dispositivos através da rede Wi-Fi, é necessária uma padronização. Veja abaixo, o que é WAP e como esse protocolo de aplicação sem fio mais utilizado entre os aparelhos que proporcionam esse tipo de conexão facilita o uso.

WAP é o protocolo para aplicações sem fio, uma padronização para o melhor acesso dos usuários de smartphones (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Protocolo WAP

A sigla é em inglês e significa Wireless Application Protocol, ou protocolo de aplicação sem fio. A especificação é para um conjunto de protocolos de comunicação com o objetivo de padronizar a maneira como os dispositivos sem fio, como smartphones e sinais de rádio, podem ser usados para acesso à Internet, incluindo e-mail, navegação na web, grupos de notícias e mensagens instantâneas.

Embora o acesso à Internet fosse possível antes da introdução do WAP, diferentes fabricantes usaram tecnologias variadas; WAP trouxe uma padronização para as tecnologias. As especificações WAP são baseadas nos padrões da Internet, com extensões para refletir o ambiente dos dispositivos sem fio.

As especificações na arquitetura WAP são organizadas em uma pilha de protocolo que consiste em camadas de aplicação, sessão, transação, segurança e transporte. A camada de aplicativo inclui WML e WMLScript para conteúdo e Wireless Telephony Application Interface ou WTAI para recursos de serviço das operadoras de telefonia.

Usuário utiliza o protocolo WAP para conexões sem fio (Imagem: Maxim Ilyahov/Unsplash)

Como ele funciona?

Este padrão foi desenvolvido para criar interação entre equipamentos WAP, como telefones celulares que usam o protocolo, e softwares WAP, como navegadores da web habilitados para WAP e tecnologias de rede. Esses padrões otimizam experiências móveis que antes eram limitadas pelos recursos dos smartphones e redes sem fio. Algumas características garantem seu funcionamento.

  • O formato WML para páginas, são entregues usando WAP;
  • O uso de padrões da Internet que são eficientes para ambientes sem fio, como Extensible Markup Language (XML), protocolo de dados do usuário (UDP) e protocolo da Internet (IP), baseados em padrões como HTML, HTTP e TLS, mas sem grandes quantidades de dados;
  • A transmissão binária que permite maior compressão de dados;
  • A otimização para alta latência, baixa estabilidade de conexão e baixa largura de banda através do uso de uma pilha de protocolo mais leve.

Quais são suas vantagens

O protocolo é usado desde 1999, o WAP traz benefícios muito grande para os usuários de redes móveis, vale destacar alguns aspectos.

  • Para redes sem fio e telefonia móvel: o WAP foi projetado para melhorar os serviços de dados sem fio existentes, como correio de voz, ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento de novos aplicativos adicionais. Esses aplicativos podem ser introduzidos sem quaisquer alterações de infraestrutura adicionais ou modificações no telefone;
  • Quanto a provedores de conteúdo: o protocolo cria um mercado para aplicativos adicionais e funcionalidades de telefonia móvel para os desenvolvedores de aplicativos explorarem. Escrever aplicativos em WML foi proposto como uma nova linguagem de programação para os desenvolvedores criarem aplicativos eficazes para smartphones;
  • Para o usuário final: os usuários de telefones celulares se beneficiaram de um acesso fácil e seguro a serviços online, como bancos, entretenimento, mensagens e outras informações, nos smartphones. As informações da intranet – como bancos de dados corporativos e aplicativos de negócios – também deveriam ser acessadas por meio do WAP, para manter a segurança.

Com informação: Gartner, Techopedia, Tech Target.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando