Apple reativa SharePlay no iOS 15.1 Beta para iPhone

iOS 15.1 Beta, iPadOS 15.1 Beta e tvOS 15.1 Beta trazem SharePlay de volta para assistir filmes e séries com amigos pelo FaceTime

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
SharePlay do iOS 15 e iPadOS 15 (Imagem: Divulgação/Apple)
SharePlay do iOS 15 e iPadOS 15 (Imagem: Divulgação/Apple)

SharePlay, que permite assistir a filmes e séries pelo FaceTime, é uma das principais novidades do iOS 15. A Apple, no entanto, não disponibilizou o recurso na versão final do sistema no começo da semana. Agora, companhia reativou a função no iOS 15.1 Beta, que foi liberado para os desenvolvedores nesta terça-feira (21).

Para recapitular, o SharePlay foi um dos recursos mais destacados pela Apple na WWDC 2021, em junho. A função permite que os usuários compartilhem mídias pelo FaceTime. Assim, é possível reproduzir músicas, filmes e séries do Apple TV+, Disney+ e outros serviços de streaming compatíveis em chamadas de vídeo feitas pela plataforma.

A Apple, no entanto, retirou o recurso no sexto beta do iOS 15, iPadOS 15 e tvOS 15 em agosto. A função também não deu as caras na versão final do iOS 15, que foi liberada ao público nesta segunda-feira (20). Mas, aparentemente, o SharePlay chegará aos usuários em uma das próximas atualizações futuras, possivelmente o iOS 15.1.

Nesta terça-feira (21), a Apple liberou o iOS 15.1 Beta para os desenvolvedores, ao lado das versões de testes do iPadOS 15.1 para iPad e tvOS 15.1 para Apple TV. As primeiras versões experimentais dos sistemas trazem o recurso de volta, dando indícios de que a Apple pode liberá-lo em breve. O update para iPhone ainda permite que os usuários guardem o cartão de vacinação contra a COVID-19 na Carteira (Wallet).

Mas ainda não há previsão de lançamento do iOS 15.1 e do SharePlay aos usuários.

iOS 15 chega aos iPhones em setembro e traz melhorias (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
iOS 15 chega aos iPhones em setembro e traz melhorias (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

iOS 15 é liberado aos usuários nesta segunda-feira (20)

Além do SharePlay, a Apple incluiu outras novidades no iOS 15, que chegou aos usuários nesta segunda-feira (20). É o caso do modo Foco, uma espécie de Não Perturbe incrementado. Através dele, é possível criar perfis para uso pessoal, de trabalho ou até para descansar, que limita as notificações de apps e contatos específicos. 

O sistema ainda é capaz de reconhecer textos e objetos a partir de imagens. Funciona assim: ao abrir a câmera e apontá-la para uma embalagem, por exemplo, o sistema vai detectar o conteúdo sem depender de apps de terceiros. Em seguida, é só selecionar o trecho desejado, copiá-lo e colá-lo em uma anotação, mensagem e afins.

O iPadOS 15 foi liberado no mesmo dia. Além dos incrementos na multitarefa, o sistema aderiu aos widgets na tela inicial, assim como no iPhone desde o iOS 14. A Apple também disponibilizou o watchOS 8 e tvOS 15 no mesmo dia.

O iOS 15 está disponível para iPhone 6S em diante. Já o iPadOS 15 pode ser instalado no iPad Pro, iPad de 5ª geração, iPad Mini de 4ª geração e iPad Air de 2ª geração ou mais recente. O watchOS 8 está disponível para Apple Watch Series 3 e gerações mais novas.

Com informações: 9to5Mac e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados