Transações via celulares crescem no Brasil, mas caem no desktop, aponta BC

Novo estudo realizado pelo Banco Central do Brasil (BC) indica um crescimento de 35% no uso de celulares e outros aparelhos móveis para transações financeiras em 2020

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pagamentos e transações mobile crescem no Brasil (Imagem: Dean Moriarty/Pixabay)

Um novo estudo realizado pelo Banco Central do Brasil (BC) indicou um aumento significativo nas transações financeiras realizadas em dispositivos móveis em 2020. Os dados revelam que o brasileiro está cada vez mais digitalizando suas finanças, movendo o pagamento de contas, impostos e transações entre contas bancárias para aplicativos. O levantamento também revelou um aumento expressivo no uso de cartões pré-pagos.

Celulares são cada vez mais usados para transações

As informações foram extraídas das Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões no Brasil, publicadas recentemente pelo Banco Central. O documento revelou que as transações realizadas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, atingiram 46.113 milhões em 2020. Trata-se de um aumento de 35% em comparação com os números referentes a 2019, de 34.170 milhões de operações.

Contudo, o BC também aponta que ocorreu uma redução na quantidade de transações realizadas pela internet em aparelhos desktop pelo segundo ano consecutivo, acumulando uma queda de 14% neste período.

BC aponta crescimento no uso de canais digitais

As estatísticas apontam que os canais digitais vem se tornando cada vez mais populares entre os brasileiras, especialmente quando se trata de pagamento de contas, impostos e transferências de crédito. Em 2020, 37% de todos esses pagamentos foram realizados através de meios digitais. O BC contabilizou um total de 3.957 milhões de operações do tipo no ano passado, representando um aumento de 35,4% em comparação a 2019.

BC indica crescimento no uso de canais digitais para transações no Brasil (Imagem: Reprodução/ Banco Central do Brasil)

A análise também agregou os pagamentos de varejo e saques realizados entre o quarto trimestre de 2018 e de 2020. Nesse período, a autoridade monetária relatou um crescimento considerável no uso de cartões pré-pagos para transações, saindo de 0,4% para 8%. Segundo o BC, essa tendência é resultado do aumento da participação de instituições de pagamentos no mercado e na maior oferta desse tipo de produto.

“Os dados corroboram a crescente digitalização no setor dos meios de pagamento no país e na economia como um todo. Tendência, inclusive, fomentada pelo Banco Central por meio da dimensão Competitividade da Agenda BC# e que conta com ações como o Pix, o Open Banking e o Sandbox Regulatório, entre outras.”

Banco Central do Brasil

Um exemplo claro da digitalização das finanças dos brasileiros é o Pix. Lançado em novembro de 2020, o serviço já havia sido responsável por 144.595 mil operações de transferência de crédito até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados