YouTube libera download de vídeos pelo navegador temporariamente

Alguns usuários Premium do YouTube podem experimentar um novo recurso que permite o download de vídeos no navegador; função permanecerá disponível até 19 de outubro

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube (Imagem: Alexander Shatov / Unsplash)

O YouTube está testando um novo recurso que permite aos assinantes Premium da plataforma baixar vídeos no desktop, possibilitando sua reprodução offline. Trata-se ainda de um projeto experimental, mas a nova funcionalidade parece estar disponível amplamente em vários países até o dia 19 de outubro.

Aqui no Brasil, já é possível identificar a novidade na página do YouTube Labs. Segundo as orientações, basta clicar no botão “Download” durante a exibição de um vídeo na plataforma, ou encontrar a opção ao selecionar o menu de três pontos que surge ao passar o mouse em cima de algum conteúdo.

YouTube libera experimentalmente download de vídeos para usuários Premium até 19 de outubro (Imagem: Reprodução/ YouTube Labs)
YouTube libera experimentalmente download de vídeos para usuários Premium até 19 de outubro (Imagem: Reprodução/ YouTube Labs)

Recurso está disponível apenas para Chrome, Edge e Opera

No entanto, YouTube também avisa que a função “está disponível apenas para computadores com as versões mais recentes dos navegadores Chrome, Edge ou Opera”. Além disso, você deve ser assinante Premium para conseguir acessar o novo recurso.

Os vídeos baixados podem então ser reproduzidos em uma nova área de downloads, acessível no painel de navegação lateral. O recurso deve funcionar tanto no Windows como no MacOS desde que se use os navegadores especificados acima.

Função aparece na barra lateral (Imagem: Reprodução/ The Verge)
Função aparece na barra lateral (Imagem: Reprodução/ The Verge)

No menu de configurações, você pode escolher fazer o download em várias qualidades, até 1080p. No mesmo local, também é possível excluir todos os downloads locais do cache do navegador com um único clique.

Porém, há um prazo para experimentar a nova ferramenta, que será suspensa no dia 19 de outubro. Após essa data, ainda é incerto dizer se a função será implementada rapidamente ou se o YouTube fará mais testes ou modificações.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados