Início » Computador » O que é DPI? [Ponto por polegada]

O que é DPI? [Ponto por polegada]

Resolução digital; saiba o que é DPI e em quais tecnologias essa definição é importante para melhor resultado do usuário

Leandro Kovacs Por

O conceito define a resolução e nível de detalhe de imagens gráficas de forma digital, mas não é somente isso. Veja abaixo, o que é DPI e como essa informação afeta diretamente áreas distintas das tecnologias digitais. Além das imagens, o conceito é muito conhecido pelos gamers quando falamos da capacidade de um mouse.

DPI é número de pontos impressos em uma polegada de alguma imagem impressa (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Dots per inch (DPI)

A definição primária e direta é: o número de pontos impressos em uma polegada de alguma imagem impressa. Então o DPI, apesar de falar de resolução, não tem ligação direta com a imagem na tela, mas sim a capacidade de conversão física da imagem através da impressão.

Detalhe importante: O termo é um método para determinar o tamanho de impressão de uma imagem em papel relativo ao tamanho da imagem, que é o número total de pixels na horizontal e vertical. Aumentar os DPI irá diminuir o tamanho da imagem impressa, enquanto reduzir os DPI irá aumentar o tamanho da imagem impressa.

Qual a importância do DPI no mundo digital?

Uma imagem de resolução mais alta fornece à impressora e ao dispositivo de impressão mais informações. Pode-se obter mais detalhes e maior resolução de uma imagem com DPI mais alto.

Um valor baixo produzirá uma imagem com menos pontos na impressão. Não importa o quão potente seja a impressora, uma imagem de baixa resolução não fornece dados brutos suficientes para produzir imagens de alta qualidade. Isso se deve à faixa limitada de cores em um trabalho de impressão.

DPI alto fornece mais material para qualidade de impressão (Imagem: Red Zeppelin/Unsplash)

Um mundo além das impressões

Para mouses gamers a função é outra – encontramos no mercado diversas numerações –, refere-se a como o mouse de computador mede a distância física.

Como assim? O número traduz especificamente a medição da velocidade com que o cursor do mouse se move na tela, em relação à distância em que o usuário move o mouse – fisicamente.

Por exemplo, ao mover o mouse uma “polegada” para a direita com um baixo DPI e, em seguida, o mesmo mouse também uma polegada para a direita com um DPI mais alto, o cursor na tela se moveria mais no segundo exemplo, apesar da distância percorrida pelo sensor ótico ser a mesma.

Diferentes mouses com capacidades de DPI próprias (Imagem: Bruno Yamazaky/Unsplash)

DPI é a sensibilidade do mouse?

DPI e sensibilidade são correlacionados em nossas mentes, na maioria das vezes. Para muitos usuários, aumentar o DPI do mouse parece torná-lo mais sensível. Porém, são medidas diferentes.

DPI é um produto dos parâmetros físicos do hardware do mouse. A sensibilidade é ditada pelo software – geralmente um sistema operacional como o Windows, ou um driver específico do aparelho.

Com informação: DME, Newegg, Sony.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando