Início » Jogos » Steam Deck vai rodar mais jogos no lançamento graças à Epic Games

Steam Deck vai rodar mais jogos no lançamento graças à Epic Games

Após atualização, jogos que usam o sistema antitrapaça da Epic Games, o Easy Anti-Cheat, devem passar a funcionar no Steam Deck

Murilo Tunholi Por

A Valve teve uma das suas maiores preocupações com o Steam Deck aliviada pela Epic Games. Nesta sexta-feira (24), a criadora de Fortnite atualizou seu sistema antitrapaças — o Easy Anti-Cheat (EAC), que também é usado em jogos do Steam — para ele funcionar em Linux e Mac. Com isso, alguns games que não rodavam de forma nativa no Steam OS devem passar a funcionar no PC portátil logo no lançamento.

Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)

Há alguns meses, a Valve havia falado que estava trabalhando para fazer com que os softwares antitrapaça EAC e BattlEye funcionassem no Steam Deck. O sistema operacional do PC portátil — o Steam OS — é baseado em Linux, então é necessário ajustar a compatibilidade não só dos jogos, como também dos anti-cheats.

Com a atualização do EAC, diversos títulos do Steam devem passar funcionar no Steam Deck de forma nativa, incluindo alguns dos mais populares da plataforma, como Apex Legends, Dead by Daylight, Fall Guys, New World, Black Desert, Hunt: Showdown, Paladins e Halo Master Chief Collection.

Jogos que usam BattlEye não rodam no Steam Deck

Contudo, ainda há muitos jogos que não são compatíveis com o Steam Deck, em especial games que usam a proteção BattlEye. Esse sistema é adotado em outros títulos bastante acessados diariamente, como PUBG, Destiny 2, Rainbow Six Siege e até o próprio Fortnite, da Epic Games.

É válido mencionar que o Steam Deck vai permitir a instalação de outros sistemas operacionais direto no cartão SD, como o Windows. A Valve, porém, quer facilitar a vida dos jogadores para que eles não precisem fazer esse processo para rodar alguns jogos específicos. A promessa da empresa é fazer o PC portátil abrir todos os títulos do catálogo do Steam, assim que ele for tirado da caixa.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando