Pelo visto, os dias andam agitados no departamento jurídico do Google. Informações do canal Bloomberg dão conta de que órgãos antitruste da União Europeia estão prestes a iniciar investigações contra o gigante das buscas por conta das “obrigatoriedades de exclusividade” que o gigante da web impõe a seus parceiros de publicidade.

Diversas empresas, incluindo a Microsoft, que é parceira do Yahoo no mercado de publicidade online, vêm reclamando que o Google proíbe a colocação de anúncios de “serviços concorrentes” em um mesmo site.

“O Google sufoca a inovação (…) e não deveria ter o direito de prejudicar empresas concorrentes a favor de seus próprios serviços”, afirmou a empresa britânica de comparação de preços Founden à revista BusinessWeek. “Dada a dominância do Google no mercado de buscas na Europa, essa ação não é uma grande surpresa”, disse o analista de mercado Sam Hart à rede norte-americana, lembrando que os legisladores locais já foram responsáveis pela Microsoft ser obrigada a oferecer uma tela para que o usuário selecionasse seu navegador web, além de estarem de olho na Apple por conta das restrições das ferramentas de desenvolvimento de aplicativos para o iOS.

Em um comunicado oficial, o Google afirmou que “sempre haverá espaço para melhorias em seus serviços” e promete trabalhar junto da Comissão Europeia – que costuma impor multas salgadas aos que não respeitam suas regras – para solucionar o caso.

Com informações BusinessWeek

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados