iPhone 13 Mini carrega mais devagar que outros modelos no MagSafe

iPhone 13 Mini repete a limitação de seu antecessor e fica nos 12 W, enquanto resto da linha atinge 15 W quando conectado ao MagSafe

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carregador MagSafe no iPhone 12 (Imagem: Divulgação/Apple)

O iPhone 13 Mini traz toda a potência da nova linha de smartphones da Apple em um formato bem menor. Quase todas as especificações técnicas são idênticas, mas há algumas pequenas diferenças. Uma delas é o carregamento pelo MagSafe, que é mais lento nessa versão do smartphone. Enquanto o resto da família recebe 15 W, ele chega a apenas 12 W.

A diferença consta em uma página de suporte da Apple, que diz que os modelos 13 Mini e 12 Mini atingem apenas 12 W na recarga com o MagSafe. A empresa não entra em detalhes dessa limitação; ela diz apenas que o carregador é fabricado para abastecer os aparelhos de forma rápida e segura e que a entrega de energia depende do adaptador de tomada usado e das condições do sistema. 

A limitação do iPhone 12 Mini veio à tona em novembro de 2020, também por um documento oficial da marca.

iPhone 13 Mini promete maior duração de bateria

O iPhone 13 Mini tem a menor bateria da linha, devido ao seu tamanho compacto. Por isso, dá para pensar que uma velocidade maior de recarga não faz tanta diferença — afinal, com menos capacidade para preencher, ele carrega naturalmente mais rápido. 

Por outro lado, a bateria pequena também significa menor autonomia, o que pode levar a uma necessidade maior de voltar à tomada.

iPhone 12 Mini comparado a um iPhone XR (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 12 Mini comparado a um iPhone XR (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Apple promete que o novo modelo tem uma duração de bateria uma hora e meia maior que seu antecessor. No review do Tecnoblog, o iPhone 12 Mini se mostrou apto para encarar um dia inteiro longe da tomada com uso moderado, mas heavy users provavelmente ficarão na mão.

MagSafe precisa de adaptador compatível

Em assuntos relacionados, é bom lembrar que o MagSafe vem sem adaptador de tomada. O carregador sem fio, que custa R$ 499 no Brasil, vem apenas com seu cabo padrão USB-C. A Apple diz que o acessório pode ser usado com seu adaptador de tomada de 20 W ou um compatível feito por outros fabricantes. 

Porém, em testes feitos no ano passado, o MagSafe não atingia 15 W com adaptadores da Samsung, do Pixel, da Anker, da Aukey e até mesmo da família Mac, mesmo que fossem mais potentes do que 20 W.

O acessório tem padrão Qi, o que significa que ele funciona também em iPhones anteriores, ainda que sem ficar preso por ímãs. No entanto, a recarga nesses casos é bem mais lenta do que com carregadores sem fio de outras marcas.

Com informações: The Verge, MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados