Início » Celular » iPhone 13 Mini supera iPhone 12 Pro em teste de câmera do DxOMark

iPhone 13 Mini supera iPhone 12 Pro em teste de câmera do DxOMark

iPhone 13 Mini possui câmera dupla de 12 megapixels com Modo Cinema; celular recebe nota maior que o iPhone 12 Pro em teste do DxOMark

Bruno Gall De Blasi Por

A câmera dupla do iPhone 13 Mini passou uma por uma série de testes do DxoMark nesta segunda-feira (27). Segundo o site especializado, o novo celular da Apple superou o iPhone 12 Pro e apresentou desempenho próximo ao do iPhone 13 Pro. Entre os destaques, estão as cores e balanço de branco agradáveis, foco rápido e mais.

iPhone 13 Mini possui câmera dupla de 12 megapixels (Imagem: Divulgação / Apple)
iPhone 13 Mini possui câmera dupla de 12 megapixels (Imagem: Divulgação / Apple)

A análise apurou o conjunto fotográfico traseiro do smartphone. A câmera principal do telefone traz 12 megapixels, pixels de 1,7 µm, abertura de f/1,6 e a mesma estabilização óptica por deslocamento de sensor do iPhone 12 Pro Max. Já a secundária tem resolução igual, além de lente com abertura de f/2,4 e ângulo de visão de 120º.

O conjunto rendeu 130 pontos ao considerar todos os quesitos. O site afirma que o desempenho da câmera supera o iPhone 12 Pro, que alcançou 128 pontos em sua avaliação. O novo smartphone também teve resultados próximos ao iPhone 13 Pro, um dos modelos mais avançados da nova atual, com exceção do zoom.

Foto feita com o iPhone 13 Mini em um ambiente interno (Imagem: Reprodução/DxOMark)
Foto feita com o iPhone 13 Mini em um ambiente interno (Imagem: Reprodução/DxOMark)

Câmera do iPhone 13 Mini é avaliada pelo DxOMark

A análise destacou alguns pontos positivos da câmera, como é o caso da exposição confiável, cores agradáveis e o foco automático rápido e preciso. Além disso, o smartphone capturou bons detalhes à luz do dia e sob iluminação interna. O sensor secundário, com lente ultrawide, ainda entregou imagens de boa qualidade.

Mas há pontos negativos a serem levados em consideração. A lista traz considerações, como a falta de detalhes em fotos com zoom, já que o iPhone 13 Mini não possui uma câmera com lente teleobjetiva. Episódios com lens flare e efeito fantasma em vídeo também aconteceram, especialmente em ambientes com pouca luz.

iPhone 13 e 13 Mini têm notch reduzido (Imagem: Divulgação / Apple)
iPhone 13 e 13 Mini têm notch reduzido (Imagem: Divulgação / Apple)

Celular da Apple é o 10º colocado no ranking global

Com 130 pontos, o celular da Apple alcançou a décima colocação, a mesma do iPhone 12 Pro Max. O iPhone 13 Pro também está entre os dez primeiros do ranking global do DxOMark, atualmente em quarto lugar e atrás do Huawei P50 Pro e Xiaomi Mi 11 Ultra. Confira a lista com as posições e notas de cada smartphone a seguir:

  1. Huawei P50 Pro (144 pontos);
  2. Xiaomi Mi 11 Ultra (143 pontos);
  3. Huawei Mate 40 Pro+ (139 pontos);
  4. Apple iPhone 13 Pro (137 pontos);
  5. Huawei Mate 40 Pro (136 pontos);
  6. Xiaomi Mi 10 Ultra (133 pontos);
  7. Huawei P40 Pro (132 pontos);
  8. Oppo Find X3 Pro (131 pontos);
  9. Vivo X50 Pro+ (131 pontos);
  10. Apple iPhone 13 Mini e iPhone 12 Pro Max (130 pontos).

O site ainda analisou a câmera frontal do iPhone 13 Mini, também de 12 megapixels e com abertura de f/2,2. O sensor para selfies e chamadas de vídeo alcançou 99 pontos, a mesma nota conferida ao iPhone 13 Pro. Entre os destaques, estão a cores e tons de pele agradáveis e a qualidade dos detalhes em ambientes internos e externos.

O iPhone 13 Mini foi anunciado pela Apple no dia 14. O celular possui tela de 5,4 polegadas com notch menor, processador Apple A15 Bionic e armazenamento de 128 GB, 256 GB e 512 GB. O smartphone chegará ao Brasil com preços sugeridos a partir de R$ 6.599. A data de lançamento no comércio nacional, no entanto, ainda é um mistério.

Com informações: DxOMark

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Nagase (@nagasedesu1)

Chocado que o S21 Ultra não aparece no top 10.

@LeandroCSC

Tbm não entendo isso. Que se danem os critérios técnicos. Olhando as fotos e vídeos à olho nu,essa posição no ranking não condiz com a qualidade das fotos e vídeos.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Não chega a ser tao impressionante, mas só reforça que as demais marcas usam mais MP como artifício de marketing, o que acaba deixando a Apple com 12MP parecer algo ruim. Porém na prática o que importa é a qualidade do sensor, lentes e software que saiba trabalha por cima das limitações físicas de espaço.

Eventualmente ela vai ter que migrar para algo acima de 36MP (talvez 48MP) para poder entregar gravação em 8K. Porém um grande problema é que todas as demais marcas fazem pixel binning, agregando vários pixéis pequenos para formar um pixel maior, porém não funciona para vídeo, ao passo que é tecnicamente inviável.

Gosto de acreditar que quando ela migrar para 8K, realmente se preocupe em entregar uma qualidade verdadeiramente usável, com tudo que temos hoje no 4K. Teve uns rumores de que eles estavam desenvolvendo o próprio sensor fotográfico, para poder usar todo o conhecimento em silício que tem. E como a relação da Apple com a TSMC é bem próxima, inclusive está dedicando uma fábrica de manufatura de silício 3D só pra atender a demanda da Apple, que utilizará litografia de 3nm, não soa tão improvável, resta saber quanto tempo até chegar ao consumidor.

Um dos engenheiros, em entrevista acabou revelando que as câmeras do iPhone 13 foram definidas a 3 anos, junto com o time de silício que estava responsável pelo A15. Só por aí já se tem uma noção de quão a frente eles definem essas coisas.