Início » Jogos » Genshin Impact: evento de aniversário não muda mesmo com fúria de jogadores

Genshin Impact: evento de aniversário não muda mesmo com fúria de jogadores

Primeiro aniversário de Genshin Impact gera grandes expectativas entre os jogadores, mas miHoYo não modificou o evento e entregou recompensas insatisfatórias

Bruno Ignacio Por

Genshin Impact é o RPG online free-to-play que rapidamente se tornou um dos jogos mais populares do mundo. Lançado em 28 de setembro de 2020, o game completa hoje seu primeiro aniversário e os jogadores criaram grandes expectativas sobre possíveis eventos e recompensas nesta data comemorativa. Porém, parece que sua desenvolvedora, miHoYo, não inovou e decepcionou ao entregar prêmios insuficientes.

Evento sasonal "Moonlight Merriment" que começou nesta semana em Genshin Impact (Imagem: Divulgação)
Evento sasonal “Moonlight Merriment” que começou nesta semana em Genshin Impact (Imagem: Divulgação)

O famoso RPG se passa no universo fantasioso de Teyvat e conta com personagens modelados a partir de um compilado do estilo visual de animes, o que atraiu uma gigantesca quantidade de jogadores logo em seu lançamento. Atualmente, Genshin Impact está disponível para PC, iOS, Android, PS4 e PS5 e conta com um sistema crossplay.

Trata-se do maior sucesso da desenvolvedora chinesa miHoYo, que se tornou conhecida inicialmente pelo mobile Honkai Impact 3rd. Baseado no lucrativo e polêmico sistema de “gacha”, no qual o jogador gasta “orações” e depende da sorte para conseguir personagens e armas, o jogo arrecadou US$ 1 bilhão nos primeiros seis meses de vida somente com as versões para iOS e Android.

Aniversário de Genshin Impact gerou grandes expectativas

Tendo em vista o enorme sucesso até aqui, leakers no Twitter fomentaram expectativas de que a miHoYo poderia realizar algo muito especial para seu evento de aniversário. Alguns rumores chegavam a dizer que um personagem cinco estrelas (os mais raros e difíceis de se conseguir no game) poderia ser presenteado aos jogadores.

Personagem cinco estrelas Shogun Raiden entrou nos trending topics do Twitter quando foi revelada em Genshin Impact (Imagem: Divulgação/miHoYo)
Personagem cinco estrelas Shogun Raiden entrou nos trending topics do Twitter quando foi revelada em Genshin Impact (Imagem: Divulgação/miHoYo)

A ideia ganhou ainda mais força quando a Forbes publicou uma matéria opinativa dizendo que a empresa “seria capaz de dar um personagem cinco estrelas” como recompensa durante o primeiro aniversário de Genshin Impact.

Conforme a data de hoje foi se aproximando, os jogadores cobravam a miHoYo nas redes sociais por um posicionamento sobre o evento de aniversário. Até a semana passada, tudo que a empresa havia anunciado oficialmente eram alguns concursos e sorteios “mesquinhos” em seu fórum e comunidade HoYoLAB.

A fúria dos fãs se proliferou rapidamente na internet, cobrando o Genshin Impact por recompensas melhores e por algo grandioso para uma data única até então. A desenvolvedora se manteve praticamente em silêncio até hoje e não se manifestou sobre a clara insatisfação dos players.

Como forma de protesto, as avaliações do game na Play Store e na App Store caíram rapidamente nos últimos dias. Na loja de aplicativos do Android, por exemplo, Genshin Impact era avaliado com mais de 4 estrelas até pouco tempo atrás. No momento desta publicação, a nota do game é de 3,5 estrelas, acompanhando inúmeras mensagens que pedem por recompensas e eventos melhores neste aniversário.

Nota de Genshin Impact cai na Play Store após revolta de jogadores com evento de aniversário (Imagem: Reprodução)
Nota de Genshin Impact cai na Play Store após revolta de jogadores com evento de aniversário (Imagem: Reprodução)

O real evento de aniversário de Genshin Impact

A partir das 06 horas da manhã de hoje, o aniversário de Genshin Impact finalmente começou para o servidor das Américas. No final das contas, não há personagem gratuito e tampouco algo inovador ou especial. Na realidade, se iniciou um sistema de recompensas por login que, no total, presenteará os players com 10 orações para banners limitados, algo que já havia sido realizado em fevereiro, durante o patch 1.3 (que inclusive presenteou os jogadores com um personagem quatro estrelas gratuito).

Evento especial de login em Genshin Impact (Imagem: Divulgação)
Evento especial de login em Genshin Impact (Imagem: Divulgação)

Além disso, começou hoje um evento web que traz uma retrospectiva da jornada de cada jogador desde seu primeiro dia no game, com estatísticas de dias logados, data de ingresso no jogo e outras informações divertidas.

Retrospectiva da trajetória do jogador em Genshin Impact (Imagem: Divulgação)
Retrospectiva da trajetória do jogador em Genshin Impact (Imagem: Divulgação)

Ao final do pequeno vídeo interativo, o jogador recebe 40 primogems, usadas in-game para comprar várias coisas, principalmente orações para invocar armas e personagens (cada oração custa 160 primogems). Junto ao evento web, jogadores geram um link para compartilhar com amigos e receber pequenos prêmios para cada acesso (no máximo cinco).

Evento web de retrospectiva pode conceder mais prêmios ao compartilhar link com amigos (Imagem: Divulgação)
Evento web de retrospectiva pode conceder mais prêmios ao compartilhar link com amigos (Imagem: Divulgação)

Claro, além desses eventos específicos de aniversário de um ano do game, está acontecendo também o evento sasonal “Moonlight Merriment”, que não está relacionado com a data comemorativa, mas já consegue ser mais generoso em termos de recompensas.

miHoYo já escutou jogadores no passado

O Tecnoblog entrou em contato com a miHoYo, buscando um posicionamento da empresa sobre a revolta dos jogadores e sobre o que lhes foi entregue hoje. Por e-mail, a desenvolvedora afirmou: “Nosso time está coletando e ouvindo diversos feedbacks de nossos fãs e jogadores. Mas, no momento, não há nenhuma informação que podemos compartilhar”.

A indiferença da desenvolvedora é de certa forma surpreendente. O game segue a todo vapor e gerando fortunas para a empresa chinesa. Neste atual patch 2.1, Genshin Impact lançou a personagem jogável Raiden Shogun, possivelmente a mais popular até hoje. Seu banner limitado quebrou o recorde de arrecadação nos dois primeiros dias, rendendo US$ 9 milhões para a miHoYo.

Banner promocional do patch 2.1 de Genshin Impact (Imagem: Divulgação)
Banner promocional do patch 2.1 de Genshin Impact (Imagem: Divulgação)

No passado, quando o game lançou o personagem Zhongli, o arconte (deus) Geo, a comunidade de jogadores se mobilizou para pedir por melhorias em suas habilidades e gameplay, consideradas na época como incompatíveis com um personagem que deveria ser tão poderoso pela história do jogo. A miHoYo ouviu e no patch seguinte implementou melhorias mais que satisfatórias.

Além disso, o atual sistema de casas e terrenos também foi aprimorado a cada atualização com base no feedback dos jogadores. Portanto, é de certa forma surpreendente que o “grande aniversário” de Genshin Impact não tenha sofrido nenhuma alteração mesmo com a movimentação dos players em todo o mundo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maycon Cruz (@MikeCross)

Só ressalto que o fator “gasto médio” dificilmente muda, não importa qual gacha que seja, justamente por conta dos famigerados “whales”, que vão desde gente com grana sobrando pra gastar, gente sem o pingo de autocontrole, influencers que jogam baciadas de dinheiro no game pra gerar conteúdo e afins.
Então como gachas são essa máquina de sugar dinheiro, um game só sente alguma forma de boicote apenas quando o mesmo perde visibilidade.