Amazon anuncia Echo Show 15, tela inteligente para ser colocada na parede

Amazon Echo Show 15 tem tela full HD de 15,6 polegadas e lembra um quadro, só que inteligente; novidade vai ser lançada no Brasil

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Echo Show 15 (imagem: divulgação/Amazon)

A Amazon reservou esta terça-feira (28) para anunciar uma série de novidades, incluindo um termostato e novas câmeras de segurança. Mas o destaque fica para o Echo Show 15, uma tela de 15,6 polegadas que você pode usar como um “quadro inteligente” — um quadro que faz muito mais do que exibir imagens.

Em uma olhada rápida, o Amazon Echo Show 15 pode se passar por um quadro comum pendurado na parede da sua cozinha ou sala. Mas a novidade vai muito além disso: você pode usá-lo para controlar outros dispositivos, deixar recados para alguém, tocar música, agendar compromissos e assim por diante.

Só que, ao contrário do Amazon Echo Show 10, não existe um alto-falante de tamanho generoso aqui (há duas saídas de som na traseira, mas simples). Em vez disso, a Amazon focou o aparelho em funções para serem executadas a partir do visor. É por isso que a novidade traz uma tela de 15,6 polegadas — a maior da linha — com resolução full HD.

A proposta é simples: pendure o Echo Show 15 em alguma parede de fácil acesso na sua casa e o use como uma central para várias funções. Além das já mencionadas, você pode criar listas de tarefas, consultar a previsão do tempo, fazer streaming de vídeo, controlar as luzes do local, conferir as câmeras de segurança e por aí vai.

Como a tela é ampla, os vídeos reproduzidos no dispositivo podem ser exibidos em modo PiP (Picture-in-Picture).

Ah, é claro: a novidade tem uma moldura que a faz lembrar um porta-retratos ou um quadro, logo, você pode configurá-la para exibir fotos ou uma arte em tela cheia. Você também pode escolher como posicionar o Echo Show 15: em posição horizontal (paisagem) ou vertical (retrato).

Echo Show 15 (imagem: divulgação/Amazon)
Echo Show 15 (imagem: divulgação/Amazon)

Reconhecimento facial (Visual ID)

Mas a parte mais interessante é esta: o dispositivo tem uma câmera de 5 megapixels que, além de possibilitar videoconferências, permite que o usuário seja reconhecido.

Trata-se da função Visual ID. Graças a ela, o Echo Show 15 pode exibir conteúdo personalizado para cada um dos moradores da casa — no caso de crianças, as informações são filtradas para serem condizentes com a idade.

Essa função é realmente útil, pois a interface do Echo Show 15 pode exibir widgets de vários tipos, inclusive de terceiros. Permitir que cada usuário tenha acesso somente àquilo que é do seu interesse melhora a experiência de uso.

Mas, para quem não gosta da ideia de ser reconhecido via Visual ID, a Amazon esclarece que essa função pode ser desativada a qualquer momento. Além disso, a câmera conta com um botão de bloqueio.

Vale destacar que, para dar conta da identificação visual, de comandos de voz para a Alexa — que também são suportados, é claro — e das demais tarefas, o dispositivo foi equipado com o Amlogic PopCornA (Amazon AZ2 Neural Edge), um chip octa-core desenvolvido com atributos específicos para aprendizagem de máquina.

Echo Show 15 (imagem: divulgação/Amazon)
Echo Show 15 (imagem: divulgação/Amazon)

Preço e disponibilidade

Ainda não há previsão de disponibilidade do Echo Show 15 no Brasil, mas a página do produto informa o status “em breve”. No país, o aparelho será vendido por R$ 1.899, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.

Só para constar, nos Estados Unidos, a Amazon promete lançar o dispositivo até o final de 2021. Por lá, o preço oficial será de US$ 249,99.

Para os usuários que preferirem apoiar o Echo Show 15 em uma superfície em vez de colocá-lo em uma parede, a Amazon também vai lançar um suporte de mesa (a ser vendido separadamente).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados