Xbox Series X e S recebem Dolby Vision que melhora o visual dos jogos

Dolby Vision chega aos novos Xbox e será compatível com mais de 100 jogos, além de ter previsão para expandir para mais games no futuro

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Jogos usarão Dolby Vision no Xbox (Imagem: Divulgação/Xbox)

O Dolby Vision Gaming já está disponível para usuários do Xbox Series X e Xbox Series S. Trata-se de um formato de imagem que contribui para imagens mais vivas, pretos mais profundos e para a fidelidade de cores, devido à ampla gama de tons que compreende. Isso deve melhorar consideravelmente o visual de alguns jogos compatíveis – em TVs que possuem a tecnologia.

O Dolby Vision é o padrão próprio da Dolby Laboratories. Ele foi um dos primeiros formatos de HDR introduzidos em TVs, juntamente com o HDR10, mas promete maior qualidade de imagem devido à profundidade de cores de 12 bits (4.096 tons por cor). Empresas como LG, TCL, Philips e Sony fabricam TVs com Dolby Vision.

De acordo com a Microsoft, os jogos em Dolby Vision realizam mapeamento automático para qualquer display que possui suporte a Dolby Vision, proporcionando aos jogadores o benefício de ver a melhor imagem disponível. Dolby Vision também é compatível com os recursos de nova geração disponíveis nos Xbox Series X|S, como DirectX Raytracing, modo automático de baixa latência (ALLM), taxa de atualização variável (VRR) e até 120 FPS, dependendo das capacidades da sua TV.

Para conferir se sua tela possui suporte a Dolby Vision, pressione o botão Xbox para abrir o menu. Então, selecione Configurações> Geral> Opções de TV & display> detalhes de TV 4K.

Nem todos os jogos

A Microsoft informa ainda que o Dolby Vision ficará disponível, inicialmente, para mais de 100 títulos que já usam HDR e serão atualizados com a nova tecnologia. Uma lista completa não foi divulgada, mas a empresa confirmou que futuros títulos já virão com a função de fábrica, como Halo Infinite.

A empresa também destaca que o Xbox Series X e Xbox Series S são os primeiros consoles que devem oferecer este recurso para jogos, somado ao já existente Dolby Atmos.

Com informações: Xbox Wire.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados