Para que serve o desfragmentador de disco?

Parece papo do século passado, mas não é; saiba para que serve o desfragmentador de disco e quais são as opções atuais

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Conforme o uso o disco rígido vai se fragmentando (Imagem: Canva Pro/Reprodução)

Quem nunca passou por problemas de lentidão, seja no HD interno, externo ou até pen drives? Esse problema é causado pela fragmentação do disco, então, veja para que serve o desfragmentador de disco e como pode ser útil fazer de tempos em tempos. O sistema operacional Windows já tem sua ferramenta nativa, mas além dele, existem outros softwares com o mesmo foco no mercado.

Por que desfragmentar?

Ao utilizar unidades de armazenamento de memórias, apagar e reutilizar, o dispositivo tende a ficar fragmentado — com erros de desorganização, buracos, resquícios etc. Essa condição leva o computador a fazer um trabalho “extra” para executar as funções, inclusive de acesso à dados.

O desfragmentador de disco reorganiza os dados fragmentados para que as unidades possam funcionar de maneira mais eficiente. O desfragmentador é executado por agendamento — no caso do Windows —, mas pode-se analisar e desfragmentar os discos e as unidades manualmente, quando o usuário achar necessário.

A ferramenta de desfragmentação de disco pode levar de vários minutos a algumas horas para ser finalizada, tudo depende do tamanho e grau de fragmentação do disco rígido ou unidade de armazenamento. É possível usar o computador durante o processo de desfragmentação, mas o funcionamento pode ficar lento.

Como usar o Desfragmentador de Disco do Windows?

Antes de tentar, uma informação importante: se o disco já está em uso exclusivo por outro programa ou foi formatado usando um sistema de arquivos diferente do sistemas NTFS, FAT ou FAT32, ele não poderá ser desfragmentado.

O Desfragmentador de Disco do Windows reorganiza os dados fragmentados para que os discos e as unidades possam funcionar de maneira mais eficiente, basta seguir os passos:

  1. Buscando e abrindo a ferramenta do Windows: Abra o “Desfragmentador de Disco” clicando no botão Iniciar. Na caixa de pesquisa, digite Desfragmentador de Disco e, na lista de resultados, clique na opção correspondente;
  2. Escolhendo o disco: Na janela que se abre, escolha o disco que será desfragmentado ou otimizado;
  3. Verificando as necessidades do disco: Para determinar se o disco precisa ser desfragmentados ou não, clique em Analisar disco;
  4. Desfragmentar ou não: Após concluída a análise, na última coluna estará descrito o percentual de fragmentação do disco escolhido, caso o valor seja superior a 10% é necessário desfragmentar, basta selecionar a opção e aguardar o término. A otimização pode ser feita sem a necessidade de desfragmentação.
Escolha o disco para desfragmentar ou otimizar (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Outros exemplos de desfragmentadores

Avast Cleanup

O produto é um pouco mais que um desfragmentador, é uma ferramenta de otimização que faz um diagnóstico e resolve problemas de desempenho, armazenamento e segurança no PC. É um produto pago que requer uma assinatura para ser usado. O foco está em:

  • Melhorar desempenho de programas que ficam muito lentos, travam ou fecham;
  • Falta de espaço em disco;
  • Atuar contra pop-ups de programas bloatware.
Tela inicial do Cleanup (Imagem: Avast/Divulgação)

Defraggler

O Defraggler é um software para computadores que executam o Microsoft Windows que permite desfragmentar os discos rígidos do sistema. O Defraggler acelera o computador colocando todas as partes de um arquivo na mesma seção do disco rígido. Quando o Windows acessa o arquivo, só precisa olhar em uma área da unidade, o que acelera o processo.

Defraggler da Piriform (Imagem: Piriform/Divulgação)

Smart Defrag

Com um motor melhorado de desfragmentação multi-threading , o Smart Defrag disponibiliza uma solução para acesso mais rápido aos arquivos e desempenho otimizado no disco rígido. Seus pontos fortes são:

  • Copiar arquivos para o disco na metade do tempo;
  • Inicialização mais rápida do Windows, com a “Desfragmentação de Boot”;
  • Velocidade dentro de jogos, selecionando o jogo em questão para ser desfragmentado.
Smart Defrag da Softonic (Imagem: Softonic/Divulgação)

Sabendo para que serve o desfragmentador de disco, basta utilizarmos a ferramenta nativa do Windows, ou optarmos por alguma outra com benefícios extras.

Com informação: Windows, Avast, Piriform.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados