Como usar o Google Earth & Pro [Guia para iniciantes]

Aprenda como usar o Google Earth e sua versão Pro neste guia, assim você poderá visualizar o mundo todo sem sair de sua casa

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Google Earth (Imagem: Reprodução)

Construído a partir de um mosaico com inúmeras imagens de satélites obtidas de diversas maneiras, o Google Earth oferece muito mais do que um modelo em 3D do planeta Terra. Seu uso permite que usuários possam visualizar e analisar as imagens do globo terrestre do conforto de seus lares ou locais de trabalho. Além do uso casual, é possível que cientistas realizem pesquisas e previsões de acontecimentos distintos relacionados ao planeta. Aprenda como usar o Google Earth & Pro.

O Google Earth está disponível via browsers como Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Opera, etc. Para usuários de celulares é possível instalar o aplicativo para Android e iOS. Abaixo você confere cinco dicas para começar a usar o Google Earth e curtir melhor o que a plataforma tem a oferecer.

1. Procure lugares

Como usar o Google Earth
É fácil realizar pesquisas no Google Earth (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Logo de cara, a primeira função que você deve conferir é a opção de pesquisar por qualquer lugar do mundo. É possível usar o Google Earth para encontrar cidades, bairros, pontos turísticos, parques, avenidas e muito mais. Há imagens claras dos locais pesquisados, todas com uma data de quando foi tirada.

Para realizar a sua busca, apenas clique no botão de pesquisa que fica na aba esquerda. Digite o que está procurando e aguarde a plataforma encontrar e apresentar o resultado final.

2. Viaje no tempo

Timelapse no Google Earth
Timelapse no Google Earth (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Com a função chamada de timelapse, o usuário pode fazer uma viagem no tempo ao usar o Google Earth. Esse passeio apresenta imagens em um vídeo em 3D. São informações visuais desde o ano de 1984 até os dias de hoje. Dessa forma é possível ver as mudanças que ocorreram no nosso planeta por mais de três décadas.

Para curtir o timelapse, tudo o que a pessoa precisa fazer é abrir o Google Earth e clicar no botão “Viajante” na aba esquerda, logo abaixo do botão de pesquisa. Em seguida deve-se clicar na opção “Camadas” e no botão de “Timelapse no Google Earth”.

3. Use o Google Earth para ver o seu local

Uma brincadeira interessante ocorre quando você permite que o Google Earth passe a acessar o seu local. Desse jeito, a plataforma consegue apresentar a sua posição no globo e ainda trazer múltiplas informações sobre o mundo ao seu redor como restaurantes, lojas e parques.

A única forma de usar o Google Earth nesta opção é via dispositivos móveis. É necessário instalar o app em seu Android ou iOs e permitir que a plataforma use a localização do seu dispositivo.

4. Use o Street View

Street View ao usar o Google Earth
O Street View ajuda a enxergar melhor as ruas dos locais (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Após escolher um local para pesquisar, o usuário será apresentado a um mapa em 3D da região como um todo. Se quiser se aproximar ainda mais ao usar o Google Earth, é possível clicar no botão em formato de pessoa chamado de Pegman no canto inferior direito. Em seguida, é só clicar em alguma rua para abrir o Street View.

Ao usar essa função, é criada uma sensação na qual o usuário pode ver tudo o que há naquela rua, avenida ou estrada. Claro que as imagens não são em tempo real, porém representam com grande fidelidade os detalhes dos momentos das quais as fotos foram tiradas. Vale muito pela curiosidade de descobrir outros locais.

5. Viaje pelo mundo

Função Viajante
O Viajante é uma ótima opção para explorar (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Talvez a função mais procurada pelos usuários ao redor do mundo seja a do “Viajante” ao usar o Google Earth Pro. Com ela, o usuário pode viajar e conhecer lugares do planeta Terra que dificilmente poderia fazê-lo na chamada “vida real”. É claro que a experiência não é exatamente a mesma, mas consegue alimentar e até mesmo saciar a curiosidade da pessoa.

Ao clicar no botão “Viajante” na aba esquerda, é apresentada uma lista de opções como natureza, jogos e cultura. Cada opção oferece uma experiência distinta, desde questionários a dicas de viagem. Assim, qualquer pessoa pode passear e conhecer em detalhes locais e pontos turísticos.

E o Google Earth Pro?

A nomenclatura Pro pode assustar a maioria das pessoas. Isso ocorre porque normalmente essa palavra está ligada ao pagamento de uma assinatura ou similar, porém não é o caso do Google Earth Pro. O serviço é totalmente gratuito, exigindo apenas sua instalação no computador do usuário.

Além de oferecer as mesmas características de sua versão básica, o Pro é focado para pessoas que querem uma experiência mais avançada e completa. Ele permite importar e exportar dados de Sistema de Informação Geográfica (SIG), além de poder visualizar o passado usando imagens históricas de uma forma mais plena.

Ao contrário da versão básica, a Pro tem imagens em alta resolução, possibilitando detalhes mais ricos. Outro fator é que ao usar o Google Earth Pro, a pessoa não precisa mais realizar buscas por SIG de forma totalmente manual, já que o aplicativo ajuda a alcançar as informações de maneira mais automática.

A versão Pro
Google Earth Pro (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Por último, mas não menos importante, são as funções e ferramentas extras que o Google Earth Pro traz para empresas e usuários profissionais. Ele permite a criação de animações e até mesmo a medição de áreas por polígonos ou círculos, por exemplo. Para usar o Google Earth Pro é bom lembrar que ele está disponível para PC, Mac e Linux.

Agora que você já sabe como usar o Google Earth, será que já tem na cabeça o que pretende fazer, pesquisar e procurar com a ajuda do serviço?

Com informações: Google.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Earth na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados