Alô, mamãe

Um novo aplicativo vem dando o que falar nesse mundinho maçãnesco. O Viber primeiramente chamou a atenção do pessoal do TechCrunch, virando imediatamente uma febre entre aquelas pessoas que gostam de falar bastante no telefone, por meio do VoIP. O mais novo concorrente do Skype no iPhone tem tudo para ser um grande sucesso nos downloads e no uso cotidiano.

Simplificando bastante, o Viber é mais um aplicativo para os dispositivos da Apple que permite realizar chamadas de voz por VoIP entre dois aparelhos. Parece bastante com o Skype, não? O diferencial fica por conta da abordagem que o Viber faz na hora de se apresentar: numa comparação muito básica, o Skype é um aplicativo para iPhone que faz o smartphone virar um dispositivo de VoIP, enquanto o Viber faz o contrário e transforma o VoIP numa função nativa do smartphone.

Para chegar a esse resultado final, o Viber foi programado desde o início como uma forma de substituir o aplicativo padrão de telefonia do aparelho da Apple. Ele se assemelha bastante com o discador convencional do iPhone, porém com algumas vantagens. A principal delas é exibir a marca “Viber” ao lado dos nomes de contatos que têm o aplicativo instalado – e portanto podem receber chamadas gratuitamente.

Download | Viber (iTunes Store)
Baixatudo | Viber

Abaixo você acompanha um breve relato de como foi o uso do Viber, feito pelo nosso leitor Ale Johnny (o mesmo que fez o review do Motorola i1 com Nextel).

Assim que rodar o app pela primeira vez, você apenas coloca seu número de telefone (com DDD), e espera um SMS com PIN code para ativação. Depois disso o aplicativo já está funcionando (algo muito semelhante ao FaceTime). Sem cadastros, sem configuração difícil, simplesmente funciona!

O Viber acessa a agenda de contatos do iPhone, lê os números de telefone de cada contato e verifica no servidor quais deles já estão cadastrados. Com isso, ele passa a identificar os outros usuários do Viber com o tal selo.

Muito parecido com o app de telefonia do iPhone

Ele funciona tanto no 3G como no Wi-Fi. E além do iPhone, funciona também em iPad e iPod Touch também. Você vai precisar cadastrar o seu número de telefone para receber o SMS com o PIN, mas quando te ligarem a chamada vai ser direcionada para o dispositivo no qual o Viber estiver instalados.

Nos meus testes, o consumo de dados em uma chamada é de por volta de 500KB por minuto!
Como ele funciona por VoIP, a qualidade da chamada é excelente. Chega a ser melhor do que uma chamada de voz normal.

Pelo tipo de app, pela semelhança com o Phone.app, parece que algum estagiário deixou passar batido pela crivo de aprovação de apps da iTunes Store. Então, é bom correr para pegar esse app antes que ele desapareça.

Um dos diferenciais do Viber é que ele funciona como um aplicativo nativo. Não fica rodando o tempo todo mo iPhone, mas qualquer chamada é devidamente indicada com uma mensagem das Push Notifications – com direito a ringtone, como se fosse o aplicativo de telefone convencional do smartphone. Basta aceitar para abrir o aplicativo e começar a falar.

O Viber atualmente está disponível para aparelhos rodando iOS, mas em breve deve chegar ao Android e ao BlackBerry. E é bom que se diga: além de chamadas de voz, as mensagens de texto SMS também são gratuitas entre dispositivos com Viber.

Atualização às 14h00 | Adicionadas informações sobre a disponibilidade do aplicativo.

Obrigado ao Ale Johnny (@alejohnny) por ter colaborado com esse post! E também obrigado ao leitor Victor Pencak (@victorpencak) pela dica! Mande a sua para thassius@tecnoblog.net.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados