Início » Brasil » Tecnocast 212 – A energia solar é a saída?

Tecnocast 212 – A energia solar é a saída?

Josué de Oliveira Por

O Brasil atravessa a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. E as consequências da falta de chuva para nossa matriz elétrica são sérias: níveis baixos nos reservatórios das usinas hidrelétricas, maior dependência de fontes poluidoras, conta de luz mais cara. A pergunta é: como construir saídas para essas crises cíclicas?

Tecnocast 212 – A energia solar é a saída? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Tecnocast 212 – A energia solar é a saída? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A energia solar é uma das respostas. No episódio de hoje, recebemos Guilherme Susteras, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Quer entender melhor as perspectivas para a geração de energia elétrica pela fonte solar no Brasil, tanto agora e quanto no futuro? Então dá o play e vem com a gente!

Participantes

Links citados

Créditos

Assine o Tecnocast

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Não é saída porque em março do ano que vem encerra a isenção para energia solar graças a pressão da Aneel e distribuidoras, ou seja, não vai compensar mais pro consumidor final. Aliás, aqui mesmo na comunidades muitos usuários de energia solar reclamam que pagam os impostos na conta:

imhotep (@imhotep)

Um país do tamanho do Brasil precisa de uma mescla, de forma a não depender de uma fonte só, como é hoje com a hidro.
Solar e eólica são importantes, cada vez mais, mas, assim como a hidro, dependem da natureza (regime de chuvas, sol, vento).
Térmicas são caras (a produção) e poluentes.
Ainda sou um defensor da solar e eólica, mesclada com a nuclear (exigiria investimento monstro, pra nos dar segurança energética), mas nada diferente do q foi gasto em Itaipu, Belo Monte e tantas outras, com uma garantia de estabilidade (Brasil é um dos maiores produtores de urânio).
Risco todas têm - hidros inundam áreas gigantes, eólicas têm problemas em relação a meio biótico, dependendo de onde são instaladas, solar tb tem seus problemas, como resíduos de baterias. E a nuclear, q tem o problema do lixo nuclear, é algo perfeitamente gerenciável.
Fato é q não existe hoje planejamento de país - vamos vivendo ao sabor dos ventos e dos interesses de terceiros…

Mas é um p*** desafio em qualquer país - petróleo e carvão ainda são a fonte de produção de energia na maior parte do mundo.