Início » Jogos » Como jogar The Last Guardian [Guia para iniciantes]

Como jogar The Last Guardian [Guia para iniciantes]

Está perdido nos puzzles? Então veja dicas de como ajudar o simpático Trico e o menino em The Last Guardian

Vivi Werneck Por

The Last Guardian é um jogo de ação e aventura que foi lançado, em 2016, para o PS4. No game, você controla um menino que faz amizade com uma criatura chamada Trico, que é mais ou menos parte ave e parte mamífero. Os dois precisam trabalhar juntos para vencer uma série de obstáculos pelo caminho. Está perdido no jogo? Então dá uma olhada em como jogar The Last Guardian.

Como jogar The Last Guardian (Imagem: Divulgação/Team Ico)

1. Trico pode te dar algumas dicas

The Last Guardian, apesar de permitir uma certa exploração e ter alguns momentos de ação, é muito focado na resolução de puzzles para que o jogador consiga progredir. Às vezes, é normal ficar um pouco perdido. Se isso acontecer, observe alguns sinais no comportamento de Trico.

O meio cão, meio ave (mas sempre adorável), adotará comportamentos distintos sempre que você passar muito tempo para resolver um puzzle. Por vezes, ele ficará insistentemente olhando para algum lugar, ou mesmo parado à beira de algum abismo indicando que você pode subir nele para pularem juntos até a outra ponta e etc.

Extra: a própria voz que narra algumas passagens do jogo pode dar algumas dicas de como resolver puzzles, caso você fique muito tempo parado num só lugar. Preste atenção nessa voz, especialmente se estiver perdido.

2. Fuja dos guardas de pedra

Os inimigos mais frequentes que você terá que enfrentar em The Last Guardian são figuras que se assemelham a soldados de pedra. Normalmente, eles ficam estáticos, como qualquer outra estátua, mas entram em atividade assim que chegar perto.

Uma vez acordados, eles não vão parar de te perseguir e uma das estratégias é correr em direção a Trico, que vai detonar com todos eles sem misericórdia. No entanto, existirão situações em que terá que evitar esses soldados, já que seu companheiro emplumado está preso numa outra localidade.

Você precisará abrir caminho para Trico atacar os guardas, buscando por correntes ou alavancas que abrirão as portas para seu amigo te salvar. O problema é que geralmente essas alavancas e correntes levam um tempo para funcionar, então, dê um jeito de despistar os inimigos enquanto isso.

Como jogar The Last Guardian (Imagem: Divulgação/Team Ico)

Você naturalmente corre mais rápido que os guardas, então a dica aqui é fazer com que eles te sigam até um lugar totalmente oposto e o mais distante possível do seu objetivo (usar a alavanca ou corrente, por exemplo).

Se algum deles te pegar, você ainda pode tentar escapar apertando rapidamente os botões direcionais, L1, R1, quadrado, triângulo, círculo e X. Nessa situação é esmagar botões mesmo.

Mesmo com Trico já em ação e esmagando alguns guardas, ele não poderá dar cabo de todos ao mesmo tempo. Então, enquanto seu bichinho estiver ocupado com alguns inimigos, continue fugindo dos demais e, eventualmente, os atraindo para o alcance de Trico.

3. Cuidado para não cair acidentalmente

The Last Guardian traz um mapeamento um tanto diferente dos botões, ao menos diferente do que a maioria dos jogos costumam adotar no PlayStation. Em vários outros games, o botão X (por exemplo) é usado para pular, mas neste jogo você irá usá-lo para se soltar ou cair.

O botão de pulo e subir deste título é o triângulo, o que até “faz sentido” por estar na parte mais acima do controle. É provável que você vá cair algumas vezes até se acostumar, mas é bom ficar ligado nessas diferenças para evitar se despencar por acidente já quase no final de uma escalada.

4. O cenário não vai facilitar sua vida

Outra comodidade, podemos assim dizer, que alguns jogos de ação e aventura (com plataformas) costumam ter e que você não verá aqui são locais estrategicamente marcados para pular e se agarrar. Exemplo: Uncharted, Assassin’s Creed e etc.

Não há sequências de “manchas de tinta” numa parede ou qualquer outra indicação escancarada de onde tem que ir. Inclusive, você terá várias opções de plataforma para escalar ou descer, mas não necessariamente todas elas te levaram para o lugar certo.

Por mais que a tentação por sair escalando tudo possa bater, às vezes, o caminho correto é o mais simples. Novamente, observe o comportamento de Trico e suba nele para alcançar outros locais também.

Como jogar The Last Guardian (Imagem: Divulgação/Team Ico)

5. Talvez você consiga mesmo passar por ali…

Pode até não parecer tanto, mas o menino que você controla é realmente bem pequeno (ou as coisas ao redor dele são grandes demais, vai saber…). Por isso, sempre que avistar algum buraco na parede, rachadura ou até mesmo barras de ferro, experimente tentar passar por esses lugares.

Você vai se surpreender em como o menino consegue se esgueirar por locais estreitos e que, muitas vezes, era o que precisava fazer para alcançar um objetivo e/ou resolver um puzzle.

Extra: você é praticamente imortal. Por mais que caia em abismos ou seja pego por guardas, seu personagem irá reaparecer logo em seguida. Da mesma forma, pular de locais muito altos irá somente te fazer mancar por alguns segundos e só.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando