Início » Aplicativos e Software » Pesquisa Google vai trazer mais contexto para ajudar a filtrar resultados

Pesquisa Google vai trazer mais contexto para ajudar a filtrar resultados

Novos recursos apresentados pelo Google permitem expandir ou refinar resultados de busca de acordo com o que outros usuários procuram

Giovanni Santa Rosa Por

O Google apresentou novidades para seu serviço de pesquisa nesta quarta-feira (29), em seu evento Search On. Os resultados das buscas vão trazer mais contexto, dar novas opções com auxílio de inteligência artificial e mostrar mais detalhes sobre as fontes das informações.

Ícone do Google em um iPhone
Ícone do Google em um iPhone (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

A primeira novidade se chama MUM, sigla para Multitask Unified Model, ou modelo unificado multitarefas, em tradução livre. O novo recurso entende as informações em vários formatos (vídeos, textos, imagens) e cria conexões entre os conceitos.

O exemplo é uma busca por pintura acrílica. O serviço, então, entende o que está sendo buscado (com base no conceito e nas buscas de outros usuários) e dá opções para filtrar melhor os resultados (neste caso, com ideias de pinturas ou cursos) ou para ampliar a pesquisa (sugerindo técnicas de pintura ou artistas famosos).

Busca do Google mostra formas de refinar ou expandir os resultados com base no que os outros usuários procuram
Busca do Google mostra formas de refinar ou expandir os resultados com base no que os outros usuários procuram (Imagem: Google/Reprodução)

Outra novidade é que muitas dessas conexões de contexto serão integradas ao Google Lens. A empresa dá dois exemplos: procurar como consertar uma peça de uma bicicleta mesmo sem saber direito o nome dela e encontrar roupas que combinem com uma determinada estampa.

Mais detalhes sobre fontes e contexto

Sabe quando você procura a resposta para uma pergunta simples e o Google mostra um trechinho de um site? Agora você vai poder saber, afinal, que site é aquele.

Ao tocar nos três pontinhos no canto da tela, é possível selecionar “Sobre este resultado” e ver uma descrição da Wikipédia sobre aquela empresa, jornal ou instituição. Além disso, será possível ver como a própria organização se apresenta, ler comentários sobre ela e saber se a conexão ao site é segura.

Busca do Google mostra descrição sobre a fonte do resultado
Busca do Google mostra descrição sobre a fonte do resultado (Imagem: Google/Reprodução)

Além disso, as buscas sobre notícias recentes terão um aviso para destacar que pode não haver um conteúdo completo para a solicitação.

Estoque de lojas físicas direto no Google

A empresa também anunciou novidades para a busca de sua seção Shopping. Agora, será possível buscar um produto e ver em que lojas físicas ele está disponível. O recurso será disponibilizado em mercados selecionados, entre eles o Brasil.

Outro lançamento é exclusivo para os EUA. Ao buscar roupas, serão exibidas também também outras opções de cor e de estilo, além de guias e vídeos de moda.

Com informações: XDA Developers, Google 1, 2

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando