Início » Aplicativos e Software » Como usar o Skoob? [Rede social para leitores]

Como usar o Skoob? [Rede social para leitores]

Para organizar leituras, definir metas, registrar progressos e interagir com leitores e autores; saiba como usar o Skoob

Amanda Machado Por

O Skoob é uma rede social totalmente dedicada aos leitores do Brasil. A plataforma funciona como um estante virtual, na qual é possível agrupar todos os livros que já leu, que deseja ler, abandonou ou está lendo. Ela também te ajuda a acompanhar o seu progresso nas leituras, compartilhar opiniões e experiências com amigos e seguidores, além de promover a troca de livros e realização de sorteios. Continue a leitura para descobrir mais detalhes de como usar o Skoob.

imagem da página inicial do skoob com várias capas de livros
Como usar o Skoob, a rede social para leitores. (Imagem: Reprodução / Skoob)

Criando uma conta

O Skoob é uma plataforma com acesso tanto pela web quanto pelo aplicativo no celular que, inclusive, é bastante intuitivo e fácil. Para criar uma conta e se tornar um “skoober” é bem simples, a rede oferece duas opções: fazer o login utilizando o Facebook ou utilizando o e-mail. Basta escolher a melhor para você e seguir as instruções que aparecem na tela.

imagem da página para criar conta no skoob com o texto "descubra um mundo de livros"
É possível criar uma conta utilizando o Facebook ou o e-mail. (Imagem: Reprodução / Skoob)

Ao fazer o login, você poderá criar o seu espaço literário, preenchendo todas as suas informações. No seu perfil na rede social, fica um aviso caso o seus dados não estejam completamente preenchidos.

imagem do perfil criado no skoob com algumas funcionalidades que a rede social oferece
No seu perfil, você consegue saber se os seus dados estão todos preenchidos. (Imagem: Reprodução / Skoob)

Adicionando pessoas e amigos

Como o Skoob é uma rede social, você consegue encontrar e adicionar pessoas e amigos, seguir quem admira, participar de grupos exclusivos, conversar por meio de recados e interagir nas publicações de todos.

imagem do perfil no skoob com destaque para o botão explorar
A rede permite encontrar leitores, autores e participar de grupos de discussões. (Imagem: Reprodução / Skoob)

No aplicativo, também é possível fazer essa pesquisa. Vale ressaltar que apenas no app você tem acesso a três feeds: o dedicado às atividades dos seus amigos; o dedicado às pessoas que você segue; e um feed geral, no qual pode encontrar novos usuários.

imagem de duas telas do aplicativo do skoob mostrando o feed e a barra de pesquisa
A versão mobile possui três tipos de feed: para seguidores, para amigos e geral. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Montando a sua estante

É possível montar a sua estante adicionando livros para as seguintes categorias:

  • Lidos;
  • Lendo;
  • Quero Ler;
  • Relendo;
  • Abandonei.

Para adicionar um livro à sua estante, basta ir na aba de pesquisa e digitar o nome do livro, do autor, da editora ou escanear o código ISBN. Uma lista de obras serão mostradas para você escolher e adicionar à sua biblioteca.

Ao selecionar uma obra, você será redirecionado para a página dela. Lá, terá acesso à sinopse do livro, resenhas de outros leitores, vídeos, avaliações, informações sobre o autor, editora e o preço da edição. Na versão do app, aparecem apenas as resenhas, avaliações e livros similares.

É nessa mesma página também que poderá adicionar a obra à sua estante, classificando se possui o livro e se ele vai entrar na sua meta de leitura para o ano, que depois ficará visível no seu perfil.

imagem de uma página oficial de um livro com destaque para a forma como você pode marcar uma obra na estante
Os livros podem ser marcados como: lendo; lido; quero ler; relendo; e abandonei. (Imagem: Reprodução / Skoob)

No aplicativo o processo é o mesmo, com a diferença de que para colocar o livro como meta ou marcar como “Tenho”, é preciso clicar em “Mais opções”.

imagens do aplicativo do skoob de como pesquisar obras e marcá-las na estante
O processo para registrar mais informações de um livro no aplicativo é um pouco diferente da versão web. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Importante destacar que já na página pesquisa é possível adicionar o livro à estante, mas você não terá todas as informações da obra.

Registrando o histórico das leituras

Ao adicionar uma obra na sua estante, a plataforma te permite registrar todo o seu histórico de leitura, seja ele feito por um livro físico ou um e-book. Você também pode inserir um comentário a cada histórico que fizer para compartilhar as suas experiências com a leitura. Essa mesma página também te permite criar uma resenha.

imagem do histórico de leitura de um livro no skoob
O Skoob permite registrar o histórico de leituras tanto de livros físicos como de e-books. (Imagem: Reprodução / Skoob)

Para registrar a leitura, é só clicar na imagem da obra que está lendo, se ela estiver marcada como meta, ou acessar a página do livro e clicar na etiqueta ao lado da capa.

imagens do aplicativo do skoob mostrando como registrar o histórico de uma leitura
A funcionalidade de registrar o progresso de uma leitura também é disponibilizada no app. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Avaliando um livro

Ao final de uma leitura, você pode avaliar o livro no Skoob de duas formas na versão web. A primeira é entrando na própria página da obra e colocando a quantidade de estrelas que deseja. A segunda opção é indo na sua estante de “Lidos” e avaliando a obra ali mesmo, como na imagem abaixo.

imagem de um livro na estante do skoob com destaque para a forma como ele pode ser avaliado
O esquema de classificação de uma obra no Skoob te permite dar de uma a cinco estrelas. (Imagem: Reprodução / Skoob)

No aplicativo, siga o mesmo processo feito para adicionar o histórico de uma leitura, clicando no livro se ele estiver marcado como meta ou acessando a página da obra e clicando no marcador ao lado da capa.

Outras funcionalidades do Skoob

Lançamentos

Essa seção é dedicada exclusivamente aos lançamentos das editoras parceiras do Skoob. Você consegue ver quais são as novidades, navegando pelas editorias, além de poder acompanhar os preços das obras que tem interesse.

imagem da página de lançamentos do skoob
Essa é uma seção dedicada aos lançamentos das editoras parceiras do Skoob. (Imagem: Reprodução / Skoob)

PLUS – Trocas

O PLUS do Skoob é o sistema de trocas de livros que acontece dentro do site entre os usuários participantes. A participação é gratuita, você só precisa ativar o seu perfil PLUS no Skoob seguindo os processos da plataforma para se tornar habilitado. O sistema funciona com a troca de livros por créditos.

imagem da página plus troca do skoob com o passo a passo de como fazer trocas pela rede social
A troca de livros precisa de um perfil PLUS no Skoob. (Imagem: Reprodução / Skoob)

Cortesias

A funcionalidade Cortesias é uma parceria do Skoob com editoras do país para a realização de sorteios com o objetivo de promover e fomentar o hábito de leitura.

Diariamente, a plataforma disponibiliza vários livros para sorteio, inclusive lançamentos e para participar, você apenas precisa concordar com os Termos e Regras. O Skoob permite a participação em mais de uma cortesia.

imagem da página cortesia do skoob e os livros que serão sorteados em breve
É possível participar de mais de um sorteio em cortesias. (Imagem: Reprodução / Skoob)

Booktubers

Na versão web do Skoob, existe mais a seção Booktubers, um espaço com vários conteúdos em vídeo para você acompanhar, conhecer experiências e opiniões e também descobrir novas obras literárias.

imagem da página booktubers no skoob e os conteúdos que são apresentados na seção
Essa seção te permite acompanhar conteúdos de criadores Booktubers. (Imagem: Reprodução / Skoob)

T.B.R Skoob Jar

O T.B.R ou To Be Read, em português “Para ser lido”, é uma funcionalidade exclusiva do aplicativo do Skoob que ajuda você a escolher a sua próxima leitura, como um sorteio feito em um pote ou jarra. A ferramenta escolhe a partir dos livros marcados como meta para o ano.

imagem da funcionalidadr t.b.r no aplicativo do skoob para sortear próximas leituras
Essa é uma maneira simples e interativa para te ajudar a escolher a sua próxima leitura. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Posso excluir um livro da minha estante ou alguma ação do perfil?

Sim. Você pode excluir o livro, tanto na versão web como no aplicativo. Ainda é possível alterar o status ou o progresso da leitura.

Caso tenha feito alguma atualização do progresso de leitura ou adicionado um novo livro que não queira compartilhar no perfil, você também consegue excluir a atividade facilmente na própria publicação no feed.

Consigo compartilhar as minhas leituras em outras redes sociais?

Você pode compartilhar as suas atualizações de leitura e da estante apenas no Story do Instagram. Agora, se entrar na página oficial de algum livro, poderá compartilhá-la em outras redes sociais. Também é possível ativar o Twitter nas suas preferências da conta, para que todas as suas atualizações na estante sejam compartilhadas automaticamente na rede social.

Posso mudar a avaliação de um livro?

Sim. Caso tenha avaliado errado ou deseja registrar outra avaliação após uma releitura, é possível alterar a quantidade de estrelas na avaliação.

Agora você já sabe como usar o Skoob! Então conta aqui nos comentários: qual funcionalidade da rede social mais te chamou a atenção?

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando