Quando é necessário coibir o crime, o que você faz? No Rio de Janeiro o governador mandou a polícia subir o morro e prender os bandidos – não que tenha dado certo, mas… -. Já em Seattle, uma agradável cidade americana, a história é um pouco diferente: decidiram apelar para o Twitter a fim de reaver veículos roubados.

A ideia pode parecer genial num primeiro momento, mas quando você descobre como a polícia da cidade está mantendo a conta @getyourcarback (“tenha seu carro de volta”, em tradução livre), logo percebe que é mais uma tentativa absurda de usar o serviço de microblog para alguma coisa. Tudo pelo hype, claro…

Ativado em primeiro de dezembro, esse perfil no Twitter basicamente fica tuitando informações sobre carros roubados. Ele informa a cor, o ano do veículo, modelo, fabricante, placa e por aí vai. Assim, com direito a jeitinho mesmo:

COLOR:SILVER YR:2000 MAKE:HONDA MODEL:CIVIC BODY:4DR: LIC:718VEN ST:WA ***DO NOT MAKE CONTACT CALL 911***

Esses tweets são publicados depois que um relato de veículo roubado é recebido pela polícia e confirmado. No fim das contas, a mesma informação recebida pelos policiais na rua também aparece no Twitter. Embora esteja usando a internet para divulgar as informações sobre os carros roubados, a conta para essa finalidade deixa claro que prefere contato pelo 911, o serviço telefônico da polícia nos Estados Unidos.

Curiosamente, a polícia só vai divulgar os carros roubados. Se por ventura os policiais encontrarem um carro, não irão divulgar o sucesso da operação no Twitter.

Agora é torcer para que os cerca de só 3 mil veículos roubados anualmente em Seattle sejam encontrados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados