telefonica-fail-de-novo

Quando não tem problema com o serviço de banda larga Speedy, o assinante que depende da Telefônica acaba ficando sem telefone fixo. Os primeiros relatos sobre a queda na telefonia fixa da empresa começaram por volta das 10:00 e prosseguiram por toda a tarde dessa terça-feira (08).

Assinantes da Telefônica não conseguiam fazer chamadas a partir de seus telefones fixos. O mesmo problema também acontecia para quem telefonava a partir do número de outra operadora, mas objetivando falar com um número da rede da telefonia da Telefônica.

Desde as 14:30 a operadora alega que a pane já havia sido parcialmente solucionada, mas que ainda faltavam “ajustes específicos” para que a rede de telefonia funcionasse completamente. Como nós já conhecemos bem empresas de telefonia, não é de espantar que ainda haja assinantes sem telefone fixo até agora.

Os serviços de emergência do Estado de São Paulo foram afetados pela pane. Tanto a Polícia Militar como o Corpo de Bombeiros ficaram sem telefone. O 190 da polícia e o 193 dos bombeiros ficaram aproximadamente 1 hora e 20 minutos inoperantes, segundo nota dos dois órgãos. Em dia de temporal em São Paulo, é particularmente perturbador que o número dos bombeiros tenha fica indisponível.

A Net Virtua, que vende em seus pacotes o serviço de VoIP Net Fone, afirmou que parte do serviço Net Fone ficou paralisado enquanto a Telefônica enfrentava problemas na telefonia fixa. Segundo a empresa, isso aconteceu porque o backbone (infra-estrutura pela qual voz e dados trafegam) da Telefônica, que é utilizado por outras empresas de telefonia do país, também ficou fora do ar por algum tempo.

Há três meses a Telefônica já havia enfrentado outra falha semelhante, quando serviços de emergência como da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do SAMU ficaram inacessíveis. [com Folha Online]

[Atualização às 18:30] A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disse em comunicado que ainda apura a causa da pane no serviço de telefonia fixa e qual área do Estado de São Paulo foi atingida pelo problema. Técnicos da agência trabalham em conjunto com funcionários da Telefônica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados