Início » Brasil » Pane na Telefônica deixa paulistas sem telefone fixo

Pane na Telefônica deixa paulistas sem telefone fixo

Por
10 anos atrás

telefonica-fail-de-novoQuando não tem problema com o serviço de banda larga Speedy, o assinante que depende da Telefônica acaba ficando sem telefone fixo. Os primeiros relatos sobre a queda na telefonia fixa da empresa começaram por volta das 10:00 e prosseguiram por toda a tarde dessa terça-feira (08).

Assinantes da Telefônica não conseguiam fazer chamadas a partir de seus telefones fixos. O mesmo problema também acontecia para quem telefonava a partir do número de outra operadora, mas objetivando falar com um número da rede da telefonia da Telefônica.

Desde as 14:30 a operadora alega que a pane já havia sido parcialmente solucionada, mas que ainda faltavam “ajustes específicos” para que a rede de telefonia funcionasse completamente. Como nós já conhecemos bem empresas de telefonia, não é de espantar que ainda haja assinantes sem telefone fixo até agora.

Os serviços de emergência do Estado de São Paulo foram afetados pela pane. Tanto a Polícia Militar como o Corpo de Bombeiros ficaram sem telefone. O 190 da polícia e o 193 dos bombeiros ficaram aproximadamente 1 hora e 20 minutos inoperantes, segundo nota dos dois órgãos. Em dia de temporal em São Paulo, é particularmente perturbador que o número dos bombeiros tenha fica indisponível.

A Net Virtua, que vende em seus pacotes o serviço de VoIP Net Fone, afirmou que parte do serviço Net Fone ficou paralisado enquanto a Telefônica enfrentava problemas na telefonia fixa. Segundo a empresa, isso aconteceu porque o backbone (infra-estrutura pela qual voz e dados trafegam) da Telefônica, que é utilizado por outras empresas de telefonia do país, também ficou fora do ar por algum tempo.

Há três meses a Telefônica já havia enfrentado outra falha semelhante, quando serviços de emergência como da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do SAMU ficaram inacessíveis. [com Folha Online]

[Atualização às 18:30] A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disse em comunicado que ainda apura a causa da pane no serviço de telefonia fixa e qual área do Estado de São Paulo foi atingida pelo problema. Técnicos da agência trabalham em conjunto com funcionários da Telefônica.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.