Android 12 é lançado pelo Google com visual renovado; veja as novidades

Google libera versão final do Android 12 após meses de testes; atualização traz visual remodelado e novas funções de privacidade

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 4 meses
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Google lançou, nesta segunda-feira (4), o Android 12. O sucessor do Android 11, enfim, chegou à versão final para ser levado a todos os usuários que tenham celulares e tablets elegíveis à atualização. O software traz, entre as suas novidades, o visual remodelado sob a interface Material You, novos recursos de privacidade e mais.

A versão estável do sistema marca sua estreia após meses de testes, desde que foi anunciado no Google I/O 2021, em maio. O design repaginado, com elementos do conceito Material You, vigora na lista de mudanças. A ideia é que o visual seja “pessoal para cada estilo, acessível para todas as necessidades, e adaptáveis ​​para cada tela”.

Este objetivo é alcançado através das cores. Isto porque o sistema é capaz de pegar os tons predominantes do papel de parede e combiná-los com tons complementares. Em seguida, este conjunto é aplicado no esquema de cores de todo o sistema operacional e de apps, para deixá-los ainda mais personalizados ao gosto do usuário.

Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)

Novos recursos de privacidade, widgets e mais

O Google também incluiu novas funções para aprimorar a privacidade de celulares com Android 12. Como no iPhone, o sistema exibe indicadores coloridos no canto superior direito para dizer se o microfone e a câmera estão em uso. A companhia também disponibilizou um painel para gerenciar as permissões dadas para cada app.

Os widgets ainda receberam uma atenção extra. Além dos novos controles interativos, os elementos ganharam cantos arredondados e layouts responsivos para diferentes tipos de tela, entre outras novidades. Também há melhorias para a reprodução de jogos, no desempenho do sistema operacional, em notificações e muito mais.

One UI 4 Beta com Android 12 em um Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)
One UI 4 Beta com Android 12 em um Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Quais celulares e tablets vão receber o Android 12?

O Android 12 chegará aos celulares da linha Pixel em breve. Segundo a companhia em maio, a atualização estará disponível a quem possui o Google Pixel 3, 3 XL, 3a e 3a XL, além de gerações mais recentes. O update também será levado a smartphones de outras marcas, mas o calendário e a elegibilidade dependem das fabricantes.

“Hoje estamos submetendo o código-fonte para o Android Open Source Project (AOSP) e lançando oficialmente a versão mais recente do Android”, anunciaram nesta segunda-feira (4). “Fique de olho no Android 12 chegando a um dispositivo perto de você começando com Pixel nas próximas semanas e dispositivos Samsung Galaxy, OnePlus, Oppo, Realme, Tecno, Vivo e Xiaomi ainda este ano.”

Algumas marcas já estão testando a atualização para seus telefones. A Samsung, por exemplo, começou a convocar donos de celulares da linha Galaxy S21 para experimentar a One UI 4 com Android 12 em setembro. A Xiaomi também deu a largada em seu programa de testes para a versão global do Mi 11 no mesmo mês.

Com informações: Android Developers Blog

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados