6 aplicativos para resolver questões de matemática

Para facilitar a vida do estudante; conheça 6 aplicativos para resolver questões de matemática e agilizar o aprendizado

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 10 meses
Os apps para resolver questões matemáticas são um ótimo suporte (Imagem: Jeswin Thomas/Unsplash)

Não é trapaça, funciona como um tutor para ensinar o passo a passo de como resolver um problema em que podemos ficar presos. Conheça 6 aplicativos para resolver questões de matemática e obter, além de respostas, o desenvolvimento das questões para melhor aprendizado. Os apps funcionam através de foto, tirada com o smartphone ou escrevendo a expressão manualmente.

6. GauthMath (Android e iOS)

Gauthmath app é um aplicativo para resolver problemas matemáticos em parte gratuito. O app resolve problemas matemáticos instantaneamente usando a câmera do seu smartphone. Atende através da aritmética básica até o cálculo avançado, Gauthmath utiliza tecnologia inteligente para ler problemas matemáticos e fornecer soluções passo a passo para solução.

O único problema é seu sistema, principalmente na resolução de problemas em formato de texto, para se obter a resposta é necessário dar um “ticket” que pode ser comprado ou adquirido conforme o uso. A outra opção é ingressar em um grupo com mais 2 usuários para “financiar” a solução do problema de forma gratuita. O app é muito bom, mas tem essa particularidade.

GauthMath sendo usado no Android (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

5. Cymath (Android e iOS)

O aplicativo Cymath fornece ajuda com uma variedade de problemas, incluindo aritmética, álgebra, trigonometria, cálculo, estatística e outros tópicos, usando um solucionador matemático avançado com IA.

É um aplicativo que fornece respostas matemáticas para resolver os problemas de qualquer lugar com base em uma ampla variedade de tópicos. Fornece soluções passo a passo sem nenhum custo adicional. Se estiver preso em qualquer problema de matemática ou precisar de ajuda em um cálculo específico, pode-se usar o Cymath.

Seu único defeito é, em alguns casos, não identificar corretamente com a câmera uma expressão matemática feita a mão. É importante conferir após o escaneamento e fazer as alterações necessárias para não aprender errado.

Cymath no Android (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

4. Maple Calculator (Android e iOS)

O Maple Calculator é um aplicativo de resolução matemática gratuito e poderoso que fornece respostas, gráficos 2D e 3D e até soluções passo a passo. É fácil inserir, resolver e visualizar problemas matemáticos de álgebra, pre-cálculo, cálculo, álgebra linear e equações diferenciais, gratuitamente. Também pode inserir os problemas usando sua câmera, para que possa verificar a lição de casa com um clique.

Além da resposta, apresenta soluções passo a passo trabalhadas para uma ampla variedade de problemas matemáticos, incluindo a solução de sistemas de equações; encontrar limites, derivadas e integrais; realizando operações de matriz. Achei fácil e intuitivo usar o app do Maple Calculator.

Maple Calculator no Android (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

3. MathWay (Android e iOS)

Chegamos ao top 3 de aplicativos para resolver questões de matemática. A partir de agora vou mostrar os que tive melhores resultados e facilidade de uso. O Mathway é um dos aplicativos de resolução de problemas matemáticos e calculadora algébrica mais úteis, oferecendo respostas instantâneas para as equações matemáticas mais complexas do usuário.

Este solucionador de problemas matemáticos praticamente resolve qualquer coisa, desde problemas básicos de matemática, geometria, álgebra até equações de cálculo mais complexas e trigonometria.

Desenvolvido pela Mathway LLC, a versão gratuita deste aplicativo fornece apenas as respostas, mas uma assinatura fornecerá soluções passo a passo para problemas matemáticos em uma ampla variedade de tipos de matemática. É um aplicativo altamente recomendado para todos os alunos que estão lutando contra problemas matemáticos. Um excelente glossário de tópicos e interface intuitiva que facilita o uso.

MathWay no Android (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

2. Microsoft Math Solver (Android, iOS, Desktop)

Não confia em produtores independentes? Então, podemos dar o exemplo da Microsoft que oferece seu próprio app para resolver questões de matemática, tanto na versão mobile quanto no desktop. O aplicativo Microsoft Math Solver usa uma IA bem avançada para resolver problemas matemáticos com facilidade.

É simples de usar e oferece três maneiras de inserir um novo problema de matemática. Pode-se usar a interface embutida em forma de calculadora, clicar em uma foto do problema, ou escrever o problema de matemática à mão — como se tivesse no Paint

Sua IA reconhece instantaneamente o problema e fornece uma solução precisa. Caso queira saber como o aplicativo chegou à solução, também mostra uma explicação passo a passo, juntamente com gráficos interativos. Seu diferencial está no cruzamento de dados, oferecendo problemas semelhantes e aulas em vídeo sobre a questão na internet. É o mais próximo de um tutor de matemática particular.

Microsoft Math Solver no Android (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

1. PhotoMath (Android e iOS)

Coloquei como primeiro o PhotoMath por ser o mais usado, com a interface e escaneamento de questões mais preciso de todos. É o aplicativo mais útil para os estudantes terem um reforço no seu aprendizado.

Photomath é um dos melhores aplicativos para resolver questões de matemática e calculadora algébrica. Funciona a base de realidade aumentada, o que significa que pode-se simplesmente apontar a câmera para qualquer pedaço de papel com uma equação ou um problema aritmético e ele encontrará uma solução.

Na minha opinião é o melhor aplicativo para resolver problemas matemáticos. Da aritmética básica ao cálculo avançado, o Photomath usa tecnologia de ponta para ler os problemas matemáticos e fornecer explicações passo a passo sobre como abordá-los.

PhotoMath no Android (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Com informação: Gadget 360, Educational App Store.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados