Nova função do PS5 permite testar jogos de graça, mas exige internet rápida

Os donos de PS5 no Reino Unido podem baixar de graça e acessar Death Stranding e Sackboy no PS5 durante algumas horas

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
PlayStation 5 (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

A Sony começou a testar uma nova função no PS5 que permite testar certos jogos de graça durante algumas horas. Chamado de Game Trials, o recurso está disponível apenas no Reino Unido, por enquanto, e pode ser usado para baixar Death Stranding Director’s Cut e Sackboy: A Big Adventure. Porém, para aproveitar essa nova ferramenta é preciso ter internet muito rápida.

Os jogos baixados pelo Game Trials funcionam como versões de demonstração das edições completas. Quando o usuário escolhe fazer o download dessas “demos”, um cronômetro é ativado com uma contagem regressiva. A Sony libera seis horas de gameplay para Death Stranding e cinco horas para Sackboy: A Big Adventure.

As contas da PlayStation Network só podem usar os Game Trials uma vez em cada jogo, e apenas nas versões de PS5. Além disso, todo o progresso do jogador e os troféus desbloqueados durante os testes serão transferidos para a versão completa, se ela for comprada. As demos podem ser baixadas até o dia 28 de outubro.

Death Stranding Director’s Cut com a opção de baixar um trial de graça no Reino Unido (Imagem: Reprodução/Eurogamer)

Game Trials é ótimo, mas só para quem tem internet rápida

Por mais que essa função pareça muito legal na teoria, ela tem um grande problema: as horas de jogatina começam a ser descontadas assim que o jogador começa a baixar o jogo pelo console. Em outras palavras, é preciso ter internet muito rápida para fazer o download e ainda ter tempo de testar alguma coisa.

Enquanto a Sony não mudar essa regra, será complicado usar o Game Trials em lugares onde a qualidade da internet não é das melhores, como aqui no Brasil. Por sorte, o usuário jsnals compartilhou no Reddit um procedimento que permite burlar essa limitação para testar os jogos durante todo o tempo disponível. Basta fazer o seguinte:

  1. Criar uma conta na PSN com a mesma região da conta principal;
  2. Baixar a versão de testes dos jogos nessa conta nova;
  3. Ao terminar de baixar as demos, mudar para a conta principal e fazer o download novamente pela PS Store;
  4. Como os arquivos do jogo foram baixados pela outra conta, o download será finalizado de forma instantânea, e o game poderá ser acessado sem problemas.

De qualquer forma, a melhor solução ainda seria a Sony remover por completo essa regra, já que ela não faz muito sentido. Vale lembrar que o Game Trials ainda está em fase de testes temporária e deve demorar para ser implementado em outras partes do mundo.

Com informações: Eurogamer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados