Início » Jogos » Nova função do PS5 permite testar jogos de graça, mas exige internet rápida

Nova função do PS5 permite testar jogos de graça, mas exige internet rápida

Os donos de PS5 no Reino Unido podem baixar de graça e acessar Death Stranding e Sackboy no PS5 durante algumas horas

Murilo Tunholi Por

A Sony começou a testar uma nova função no PS5 que permite testar certos jogos de graça durante algumas horas. Chamado de Game Trials, o recurso está disponível apenas no Reino Unido, por enquanto, e pode ser usado para baixar Death Stranding Director’s Cut e Sackboy: A Big Adventure. Porém, para aproveitar essa nova ferramenta é preciso ter internet muito rápida.

PlayStation 5 (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)
PlayStation 5 (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Os jogos baixados pelo Game Trials funcionam como versões de demonstração das edições completas. Quando o usuário escolhe fazer o download dessas “demos”, um cronômetro é ativado com uma contagem regressiva. A Sony libera seis horas de gameplay para Death Stranding e cinco horas para Sackboy: A Big Adventure.

As contas da PlayStation Network só podem usar os Game Trials uma vez em cada jogo, e apenas nas versões de PS5. Além disso, todo o progresso do jogador e os troféus desbloqueados durante os testes serão transferidos para a versão completa, se ela for comprada. As demos podem ser baixadas até o dia 28 de outubro.

Death Stranding Director’s Cut com a opção de baixar um trial de graça no Reino Unido (Imagem: Reprodução/Eurogamer)

Game Trials é ótimo, mas só para quem tem internet rápida

Por mais que essa função pareça muito legal na teoria, ela tem um grande problema: as horas de jogatina começam a ser descontadas assim que o jogador começa a baixar o jogo pelo console. Em outras palavras, é preciso ter internet muito rápida para fazer o download e ainda ter tempo de testar alguma coisa.

Enquanto a Sony não mudar essa regra, será complicado usar o Game Trials em lugares onde a qualidade da internet não é das melhores, como aqui no Brasil. Por sorte, o usuário jsnals compartilhou no Reddit um procedimento que permite burlar essa limitação para testar os jogos durante todo o tempo disponível. Basta fazer o seguinte:

  1. Criar uma conta na PSN com a mesma região da conta principal;
  2. Baixar a versão de testes dos jogos nessa conta nova;
  3. Ao terminar de baixar as demos, mudar para a conta principal e fazer o download novamente pela PS Store;
  4. Como os arquivos do jogo foram baixados pela outra conta, o download será finalizado de forma instantânea, e o game poderá ser acessado sem problemas.

De qualquer forma, a melhor solução ainda seria a Sony remover por completo essa regra, já que ela não faz muito sentido. Vale lembrar que o Game Trials ainda está em fase de testes temporária e deve demorar para ser implementado em outras partes do mundo.

Com informações: Eurogamer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Não sei se todas as contas estão certas porque tem alguns detalhes de conversão que eu não lembro se estou fazendo certo, mas vamos lá.

Considerando que o Death Stranding Director’s Cut tem quase 70GB de arquivo, você precisa ter uma internet que consiga baixar esses 70GB e instalar o jogo em menos de 6 horas.
Só pra baixar 70GB em 6 horas você precisa de uma conexão estável e constante de 32407407.41 bits/segundo ou 3,2MB/s.
Isso daria uma conexão de 25Mbps.
Numa conexão de 100Mbps você gasta 1.5 horas na velocidade máxima de download.
Como estamos falando da internet, você dificilmente vai ficar baixando constantemente na capacidade máxima de banda, então eu chuto que mesmo com uma conexão de 100Mb você pode colocar umas 2 horas ou mais de tempo de download sendo otimista (eu não sei quão rápido são os servidores da Sony).
Daí sobram 4 horas pra você instalar e jogar.

Eu não sei quanto tempo demora pra instalar o jogo no PS5 e nem se tem que instalar updates ou algo assim.
Mas o que podemos deduzir disso tudo é que com uma conexão de 100Mbps você vai ter um pouco menos de 4 horas de teste.

-Com uma conexão de menos de 30Mpbs você não consegue nem baixar o jogo todo antes do período de testes acabar.
-Qualquer coisa entre 30Mbps e 100Mpbs você vai ter entre 0 e 4 horas pra testar.