Início » Celular » Apple bate Nokia e vira a número 1 da Austrália

Apple bate Nokia e vira a número 1 da Austrália

Avatar Por

Pelo menos em um mercado global é a Apple quem domina o setor de smartphones. Na terra dos cangurus, a empresa de Steve Jobs conseguiu bater a Nokia e atualmente responde pela maior parte das vendas dos aparelhos inteligentes. De cada 3 smartphones vendidos na Austrália, cerca de 3 já estavam a marca da maçã na sua parte traseira.

Número 1

Num país em que 60% dos novos celulares vendidos são smartphones, deve ser uma alegria imensa para a Apple Austrália tomar conhecimento de que é a número 1 por lá. De todos os smarts que são vendidos, 36,5% são iPhones. Enquanto isso, a ex-líder Nokia aparece com 30,5% de participação de mercado, contabilizando todos os seus aparelhos rodando Symbian, Maemo e sabe mais quais plataformas a empresa usa por lá.

Mas o jogo ainda não está ganho. A Apple pode até dominar a venda de smartphones, mas deve se precaver para não ser pega de surpresa pelo sucesso iminente do Android. Atualmente o sistema do Google passa por uma fase de franca expansão: respondia por 2,1% do mercado no primeiro trimestre do ano; no segundo trimestre pulou para 7,1%; e nesse terceiro trimestre chegou a 21% do mercado.

É bom notar que Nokia e Apple são empresas, enquanto o Android é um sistema operacional, mas os números para a Austrália não fazem distinção entre o fabricante e a plataforma usada. Talvez, nesses casos, o mais inteligente fosse informar os números da "empresa responsável pela plataforma". Aí sim poderíamos colocar Nokia, Apple e Google num mesmo quadro comparativo.

Com informações: Brisbane Times

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo
Meu caro, o Android teve um crescimento impressionante nos últimos tempos. Mesmo que ainda cresça muito, é fato que desacelerou. Velocidades espantosas como essa não duram muito tempo, em nenhum sentido. A China por exemplo já não cresce os 12% ao ano como antes, e a tendência é ir desacelerando, apesar de ainda crescer espantosos 8% ao ano. O mesmo vale para o Android por exemplo, e muitas outras coisas
alex
a nokia ainda vende 300mil aparelhos rodando symbian por dia,o android deu uma parada legal no crescimento, visto que as principais empressas que usam são LG/SE/Samnsung, sempre usei symbian, usei android uma vez mas me perdi completamentamente por lá, o mesmo com o Ios, o engraçado é que o maemo tambem da nokia é tão simples quanto symbian, acho o software da Nokia, combina perfeitamente com seu Hardware, a prova disso é um n8 que roda num processador de 680 mhz 256 de ram num Symbian ^3 e conseguiu alcançar um nível exelente em relação a concorrencia, symbian é leve, gasta pouca bateria, e Ram alem de economizar no processamento, de que adianta o smartphone ter processador de 1ghz e 512 de ram se o SO precisa de 300mghz e 256 de ram ou mais! pra se sustentar
@Fireballmaker_
A média de ativações de licenças de kits de desenvolvimento para o Android já é o dobro da média para o iOS. Nenhum outro SO móvel tem a perspectiva de receber tantos aplicativos quanto o Android, portanto é cedo demais para fazer qualquer previsão. Como havia previsto, a fonte citada é bastante tendenciosa (afinal, com o nome de Apple Insider, o que eu poderia esperar?). A fonte considera "iOS devices", o que implica também em iPods e iPads, além de omitir dados de desempenho dos i-qualquer coisa, o que não dá margem à comparação.
@Fireballmaker_
É simples: a comparação não é entre os aparelhos, mas entre o sistema operacional que eles rodam. Pelo mesmo motivo, a comparação é feita entre Windows, Mac e Linux, e não entre Apple, Samsung, Dell, HP, etc. O iPhone é citado porque é o único aparelho que roda o iOS, portanto são quase sinônimos, neste contexto. Além disso, parte dos leitores são leigos e podem não compreender o que significa "iOS". Existe a comparação entre fabricantes de celulares, se você faz tanta questão assim: http://www.tudocelular.com/Economia-e-Mercado/noticias/n22699/rim-maior-fabricante-nokia-lidera-ranking.html
Alexandre
a nokia deve estar tremendo... se bem que o mercado australiano nao demonstra a realidade mundial, mas é uma clara tendencia.
Marcos
Novidade... Poder aquisitivo que eles têm seria bobagem trocar o iPhone pro outra buginganga qualquer...
Jairo
O que seria da população mundial se somente existisse Iphone, e os pobres iriam ficar sem telefone ? meio estranho essa comemoração, o Iphone é um aparelho para uma minoria pelo menos aqui no Brasil pais de terceiro mundo realidade BEM DIFERENTE DA AUSTRALIA CONCORDA ? Aqui ainda precisamos de aparelhos simples para atender a população pobre !
@gmtandi
a hora que eu li eu nao vi o ultimo paragrafo hehe :D mais sempre fazem essas comparacoes, e eu acho ridiculo quererem comparar "iPhone versus Android", algumas(quase nenhuma) dessas empresas de pesquisa, fazem "iOS vs. Android", ai td bem, mais "iPhone vs. Android" eh sem cabimento ne... valeu, abs
Thássius Veloso
Eu mesmo levanto essa questão ao fim do post, deverias ter lido até o fim. :P São as empresas de pesquisa que agrupam dessa forma, então fica complicado não seguir a mesma proposta.
Thássius Veloso
Que não fabrica nenhum smartphone...
Gabriel Lisboa
É bom notar que Nokia e Apple são empresas, enquanto o Android é um sistema operacional (...) Sim, e a empresa é Google! :)
Rodrigo
O ritmo de crescimento do Android diminuiu consideravelmente. Não vai ser tão cedo que vai passar o iOS. www.appleinsider.com/articles/10/12/06/android_activation_pace_hits_a_plateau_below_apples_ios.html
@gmtandi
WHY THE HELL voces gostam tanto de comparar a empresa APPLE, o Hardware iPhone com o sistema ANDROID?? --' nao se compara numero de vendas de HARDWARE com numero de vendas de um SOFTWARE concorrente, iPhone APPLE, Android eh HTC, MOTOROLA, LG, e varias outras marcas '-', se forem fazer alguma comparacao desse nivel, compare APPLE versus HTC, Motorola, LG! e nao APPLE versus Android, seria o mesmo que comparar Apple com Google, o Google fabrica o hardware do Android ou apenas fornece o sistema? WTF :B
Thássius Veloso
Bem observado. Corrigi!
@androsmaldaner
Opa, de cada 3 vendidos 3 são apple?? então seriam 100% de vendas de iPhones??