Início » Internet » Facebook explica mudança que derrubou Instagram e WhatsApp no mundo todo

Facebook explica mudança que derrubou Instagram e WhatsApp no mundo todo

Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar por horas nesta segunda-feira (4); companhia detalha o que causou a indisponibilidade

Bruno Gall De Blasi Por

O Facebook enfrentou uma pane geral que deixou a rede social, o Instagram e o WhatsApp fora do ar por horas. Nesta segunda-feira (4), a empresa publicou um comunicado para explicar o que ocasionou o colapso dos serviços. Segundo a companhia, a queda foi causada por uma falha na configuração de seus roteadores.

Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar nesta segunda-feira (4); empresa explica o motivo da queda (Imagem: Robert Cheaib/Pixabay)
Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram fora do ar nesta segunda-feira (4); empresa explica o motivo da queda (Imagem: Robert Cheaib/Pixabay)

A publicação com a explicação foi assinada por Santosh Janardhan, vice-presidente de infraestrutura da rede social. Segundo o executivo, o incidente afetou desde os serviços em si, incluindo o OculusVR, até as ferramentas internas utilizadas nas operações diárias da companhia. Em seguida, ele detalhou o motivo da indisponibilidade:

“Nossas equipes de engenharia descobriram que as alterações nas configurações dos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.”

Santosh Janardhan, vice-presidente de infraestrutura do Facebook

Janardhan ainda ressaltou que não há evidências de que os dados dos usuários foram comprometidos. “Lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje [4 de outubro] em nossas plataformas”, afirmou. “Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares”.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (Imagem: Anthony Quintano/Flickr)
Mark Zuckerberg perdeu US$ 7 bilhões em três horas com o colapso do Facebook (Imagem: Anthony Quintano/Flickr)

Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar

O Facebook não teve um bom início de semana. No começo da tarde desta segunda-feira (4), a rede social e outras plataformas da empresa, como o Instagram e WhatsApp, ficaram fora do ar. Os serviços só começaram a ser restabelecidos por volta de 19h no horário de Brasília, mas ainda com algumas instabilidades.

Os impactos também foram sentidos em outras instâncias. No mesmo dia, usuários do Telegram reportaram demora no envio de mensagens, ainda que não houvesse relatos de falha generalizada no mensageiro. Além disso, houve queixas relacionadas ao Twitter e até mesmo a operadoras do Brasil e de outros países.

A imensidão do problema acabou refletindo no bolso do CEO do Facebook: Mark Zuckerberg perdeu US$ 7 bilhões em três horas de colapso dos serviços. As ações da companhia também caíram devido ao incidente desta segunda-feira (4).

Com informações: Facebook Engineering

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LekyChan (@LekyChan)

Traduzindo, o estagiário colocou um cabo em loop.

imhotep (@imhotep)

Pra vcs q são da área: faz sentido o q eles disseram, ou é papo pra encobrir algum problema maior?

Jedielson (@Jedielson)

Faz sim… o que conheçemos por Internet nada mais é que uma grande fazenda de servidores conectados uns aos outros, diretamente ou não, um erro de configuração dá um B.O. absurdo. Mas o que mais me admira é algo assim acontecer com uma empresa desse calibre.

Felipe (@darth)

Vai que um Estagiário deu um UPDATE sem Where na tabela parâmetros e ai deu ruim .

Renan Rufino (@RufinoRJ)

Ainda tá bem esquisita essa história. Não tinha como dar um rollback logo depois? Ele deu apply sem timeout caso erro?

Quando algo assim acontece, acontece mesmo porque tá tudo conectado e você mexe em somente um equipamento e ele replica tudo pra frente.

imhotep (@imhotep)

A ideia da Internet, qd criada (ArpaNET?) era não ficar sem comunicações, no caso de uma hecatombe nuclear, guerra, etc., além de transmissão de dados militares sigilosos. Ok, não ficamos sem comunicação, mas muita gente leiga acha q internet = facebook.

Sei q as pessoas hoje são dependentes do facebook, mas é de se pensar se é isso q queremos.
Ontem minha vida não foi mudada (não uso facebook e whatsapp apenas pra família), mas afetou todo mundo de alguma forma.

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

É isso que acontece quando 3 das principais redes sociais param de funcionar ao mesmo tempo. Pessoal que vivia no Face ou Insta correu pro Twitter e TikTok, enquanto isso os que precisavam se comunicar, foram pro Telegram.

Apenas o WhatsApp tem 2 bi de usuários, enquanto isso o Telegram tem 500 milhões de usuários no mundo todo. Imagine 10% dos usuários do WhatsApp migrando para o Telegram? Já é um impacto enorme.