Se você usa a Dropbox para guardar seus arquivos, pode ir se preparando para quando a versão 1 do aplicativo chegar por aí. Em desenvolvimento há algum tempo, essa versão traz uma novidade muito bacana, que certamente a maioria dos usuários vai apreciar: a sincronização seletiva de pastas. Isso quer dizer que o usuário vai decidir exatamente o que será enviado para a nuvem.

A excelente solução para backups atualmente ainda falha nesse quesito. Em vez de permitir que o usuário decida o que vai ser sincronizado, o funcionamento da Dropbox é simples ao extremo: basta arrastar os arquivos para a pasta Dropbox para que sejam devidamente copiados para os servidores da empresa. No Release Candidate 1 que saiu no fim de semana isso fica melhor. Veja só:

Escolha de pastas em funcionamento

O usuário vai continuar refém da pasta Dropbox, mas agora poderá decidir quais pastas serão sincronizadas entre os vários computadores. Dessa forma, será mais fácil manter pastas referentes a arquivos do Windows longe do seu Mac, ou vice-versa. E o melhor é que qualquer arquivo adicionado à pasta Dropbox continuará passando pelo backup e ficando disponível na nuvem. Bacana não?

Eu continuo preferindo a SugarSync para manter meus arquivos sincronizados entre vários dispositivos, mas não há dúvida de que a Dropbox é o software mais usado para essa tarefa. Abaixo estão links para baixar o RC mais recente do aplicativo (por sua conta e risco!).

Download | Dropbox RC1 1.0.1 (Windows)
Download | Dropbox RC1 1.0.1 (Mac OS)
Download | Dropbox RC1 1.0.1 (Linux x86)
Baixatudo | Dropbox

Com informações: Inside Techno

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados