Android 12 retoma tradição do Google e ganha nome de sobremesa

Versão final do Android 12 foi liberada pelo Google com interface Material You, novos recursos de privacidade e outras novidades

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Google revelou nome de sobremesa do Android 12“Snow Cone”. O doce do sistema operacional para celulares e tablets foi informado nesta segunda-feira (4), mesmo dia em que a versão final do software foi liberada pela companhia. Entre as novidades da atualização, estão o visual remodelado e novos recursos de privacidade.

O nome do doce foi revelado por Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android. O executivo publicou uma imagem no Twitter com vários robozinhos do Android dentro de seus respectivos cones. “Um plano de fundo legal para comemorar o lançamento do Android Snow Cone [‘raspadinha de gelo’, em tradução livre]”, disse.

O nome vem a público depois que o Google mudou seu posicionamento em relação às sobremesas. Em 2019, a empresa manteve o nome dos doces somente para o desenvolvimento interno. A alteração aconteceu durante o lançamento do Android 10 Q, cuja sobremesa se chama “Quince Tart” (não, não foi dessa vez que o Android “Quindim” ou “Queijadinha” virou realidade).

O Android 11 também não seguiu a tradição de anos, que já enfeitou o Android 4.4 como Kit Kato Android 9 como Pie (torta), e por aí vai. Durante a estreia da versão final em agosto de 2020, o Google não informou qual seria o doce do sucessor do Android 10. Mas o sistema já era conhecido internamente como “RVC” (“Red Velvet Cake”).

Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Google libera versão final do Android 12

A versão final do Android 12 foi disponibilizada pelo Google nesta segunda-feira (4). Assim como anunciado pela companhia em maio, a atualização traz mudanças no design graças à interface Material You, que personaliza as cores do sistema de acordo com os tons de cores do papel de parede. Também há alterações no visual de widgets.

O sucessor do Android 11 ainda traz indicadores coloridos para informar se o microfone e a câmera do celular estão em uso. O sistema também recebeu um painel de privacidade. As demais novidades ficam pelas melhorias ao reproduzir jogos, no desempenho, em notificações e outros recursos do software.

“Fique de olho no Android 12 chegando a um dispositivo perto de você começando com Pixel nas próximas semanas e dispositivos Samsung Galaxy, OnePlus, Oppo, Realme, Tecno, Vivo e Xiaomi ainda este ano”, anunciaram.

Com informações: Android Central e Dave Burke (Twitter)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados