Início » Aplicativos e Software » Como usar a biblioteca de áudio do YouTube para baixar músicas de graça

Como usar a biblioteca de áudio do YouTube para baixar músicas de graça

Saiba como usar a biblioteca de áudio do YouTube para baixar gratuitamente músicas e efeitos sonoros livres de direitos autorais

Wagner Pedro Por

O YouTube tem uma biblioteca de áudio para os criadores de conteúdo. Disponível gratuitamente no YouTube Studio, o serviço oferece diversas músicas e efeitos sonoros cobertos pelo Creative Commons, ou seja, totalmente livre de direitos autorais. Abaixo, vou te mostrar como fazer o download desses arquivos para usar em seus vídeos.

YouTube (Imagem: Christian Wiediger/ Unsplash)
YouTube (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Tempo necessário: 3 minutos.

A biblioteca de áudio do YouTube, lançada em 2013, tem diversas faixas e efeitos sonoros. A ferramenta entrega um sistema de busca que permite encontrar músicas por gênero, nome do artista, clima e duração, por exemplo.

Todos os arquivos estão livres de direitos autorais. Isso significa que você pode usá-los com segurança em seus vídeos sem medo de receber um aviso da plataforma. No entanto, as faixas disponíveis são limitadas e podem não corresponder com suas necessidades. Considerando que milhões de criadores acessam a biblioteca, também é provável que você acabe usando a mesma canção encontrada em outros vídeos.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como baixar músicas na biblioteca do YouTube:

  1. Entre no YouTube e faça login:

    Abra o navegador e acesse youtube.com. Quando a página carregar, clique em “Fazer login” no canto superior direito para entrar na sua conta;Faça login com sua conta (Imagem: Reprodução/YouTube)

  2. Entre no YouTube Studio:

    Clique na sua foto no canto superior direito e depois em “YouTube Studio”;Entre no YouTube Studio (Imagem: Reprodução/YouTube)

  3. Acesse a biblioteca de áudio:

    Role para baixo no menu lateral esquerdo e depois clique em “Biblioteca de áudio”;Acesse a biblioteca (Imagem: Reprodução/YouTube)

  4. Baixe a música/efeito sonoro:

    Assim que encontrar o arquivo desejado, seja na aba “Músicas gratuitas” ou “Efeitos sonoros”, passe o mouse sobre ele e depois clique em “Fazer download” — você pode ouvi-lo antes clicando no ícone de play.Baixe a música clicando em "Fazer download" (Imagem: Reprodução/YouTube)

Vale ressaltar que algumas músicas exibem um ícone de atribuição da Creative Commons (CC). É possível usá-las normalmente, já que não tem direitos autorais, mas você precisa dar créditos ao artista na descrição do vídeo. Para fazer isso, basta clicar no ícone e copiar o texto. Se o arquivo escolhido mostrar apenas o logo do YouTube, nenhuma ação é necessária.

Pronto, agora você já sabe como usar a biblioteca de áudio do YouTube para baixar músicas de graça.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando