Início » Aplicativos e Software » Telegram tem recorde de novos usuários e garante: “não vamos falhar com você”

Telegram tem recorde de novos usuários e garante: “não vamos falhar com você”

"Se você ficar por perto, vamos mostrar porque o Telegram está a anos-luz à frente da competição", disse o fundador e CEO do mensageiro, Pavel Durov

Pedro Knoth Por

O apagão global de aplicativos Facebook, incluindo Instagram e WhatsApp, que ocorreu no final da manhã de segunda-feira (4) durou mais de 6 horas, foi péssimo para Mark Zuckerberg. Mas outra plataforma brilhou no meio do caos: o Telegram. Segundo o fundador e CEO do mensageiro, o russo Pavel Durov, o app registrou um recorde novos usuários. Ele disse ainda que, ao contrário da concorrência, “não vai falhar com você”.

Telegram no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Telegram no iPhone: app foi o mais baixado para iOS na segunda-feira (Imagem: Tecnoblog)

Telegram tem 70 milhões de novos usuários

Em nota emitida em seu canal pessoal nesta terça-feira (6), Pavel Durov diz que ontem o Telegram registrou recorde de novos usuários, recebendo 70 milhões do que chamou de “refugiados de outras redes sociais”. A marca histórica da plataforma se estende à atividade: ontem foi dia em que mais pessoas trocaram mensagens no Telegram.

“O crescimento diário [de ontem] do Telegram foi além do padrão em todas as magnitudes (…) Eu estou muito orgulhoso de como nosso time lidou com o crescimento sem precedentes, porque o Telegram continuou a funcionar sem defeitos para a vasta maioria dos usuários.”

Contudo, Durov reconhece que houve uma certa instabilidade para os usuários localizados nas Américas. Ontem, o Telegram estava oscilando para diversos brasileiros, que estavam com dificuldades para enviar e receber mensagens, assim como atualizar o feed de conversas. Não houve, entretanto, uma queda generalizada como aconteceu com o WhatsApp, Facebook e Instagram.

O site Downdetector mostrou que o Telegram começou a apresentar instabilidade às 12h46. Pavel Durov cita que o problema ocorreu porque milhões de usuários das Américas baixaram e entraram no Telegram ao mesmo tempo, o que gerou a oscilação.

“Telegram está a anos-luz da competição”, diz Durov

A provocação do presidente do Telegram continua:

“Fique por perto para ver porque o Telegram está anos-luz à frente da competição.

Para novos usuários, gostaria de dizer o seguinte — bem-vindo ao Telegram, a maior plataforma de mensagens independente. Nós não vamos falhar com você quando outras falharem.”

A fala do CEO do Telegram vem logo após os serviços do Facebook terem registrado a pior queda da história. Na segunda-feira, o app de mensagens mais usado do país, o WhatsApp, ficou fora do ar a partir do 12h e só voltou oito horas depois. O Telegram é tido como o principal concorrente do WhatsApp no Brasil — a cada instabilidade ou polêmica do rival, ele cresce e ganha mais usuários brasileiros.

De acordo com a consultoria App Annie, o Telegram foi o app mais baixado no Brasil para iOS na segunda-feira. O mensageiro também foi o segundo mais baixado na categoria de comunicação da Google Play Store, para aparelhos com Android. Apesar de ter ficado fora do ar na maior parte do dia, o WhatsApp aparece como primeiro colocado.

A consultoria Sensor Tower, que avalia crescimento no mercado mobile, também mostra que o Telegram registrou uma alta de avaliações positivas ontem: foram mais de 1.500 em um único dia. Ainda segundo dados do site, o aplicativo teve 21 milhões de downloads no mês de setembro.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Gorgen (@Banana_Phone)

Tirando a videochamada, o Telegram é muito superior ao WhatsApp em tudo.

Até mesmo algumas coisas em que o WhatsApp copiou o Telegram, no Telegram é melhor. O WhatsApp lançou a ferramenta de acelerar áudios meses atrás, mas até hoje não funciona pra áudios encaminhados.

Eu já uso mais Telegram que WhatsApp, pois os contatos que mais interajo estão lá.

@LeandroCSC

Eu queria só algo mais organizado. Acho uma tremenda bagunça. Conversas com amigos misturadas com informações de gente que acabou de baixar o aplicativo. Ok,eu posso apagar . Mas é chato de qualquer forma…

Igor (@igor_meloil)

Exceto já terem falhado ontem né? Fiquei um tempinho sem conseguir usar direito.

Fora vc receber notificação de contatos q vc já apagou da sua agenda.

Uma coisa q gosto no wpp é a facilidade de criar stickers, no telegram é um parto pra fazer.
Aí nesse mesmo ponto de sticker tem um lado bom e ruim pra ambos:
Whatsapp deixa vc adicionar só um sticker mas não deixa adicionar o pack todo se quiser
Telegram não deixa adicionar só um sticker, é só o pack inteiro

Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

Quer mais organizado do que poder dividir os chats em pastas?

Quando eu preciso achar um chat de alguém no WhatsApp, depois de tanto rolar a tela procurando, tentando encontrar (pq converso com muitas pessoas e tenho muitos grupos ativos), enfim eu vou pesquisar, não é nada prático. Isso sim, é uma zona. Tudo no mesmo lugar. A única divisão que existe é dos chats arquivados, e nem isso implementaram direito. Uma vez que você arquiva uma conversa, nem notificação você recebe mais, é que nem bloquear. Não faz sentido.

No Telegram, eu divido os chats e canais em pastas de acordo com meus interesses (filmes, conversa fora, livros, temas, amigos estrangeiros, etc), e instantaneamente eu encontro qualquer um com dois toques.

E essa notificação de que alguém entrou no Telegram dá pra desabilitar nas configurações.

VaGNaroK Mist (@VaGNaroK_Mist)

Abre um editor de imagem coloca a foto no tamanho 512x512, salva e joga no bot oficial do telegram… que dificuldade. Ou usa um bot que você envia a foto e ele transforma em sticker de volta pra você, tem tantos anos que não faço stickers que esqueci o nome do bot.

VaGNaroK Mist (@VaGNaroK_Mist)

você tem a escolha de usar só o básico se quiser, não é por que tem trocentas funcionalidades que é obrigatório usar todas elas.

VaGNaroK Mist (@VaGNaroK_Mist)

Acho que retrógrado mesmo é você ouvir um áudio e não poder sair do chat do cara e acessar outras conversas enquanto escuta o áudio, forçando o cara ficar ouvindo 2 minutos de áudio para depois poder sair do chat e ir para outro.

Eu (@Keaton)

Não foi o Telegram que caiu logo depois que o WhatsApp caiu?

² (@centauro)

Sei lá, mas eu acho que 70 milhões de novos usuários em questão de horas não é um “surtinho”.
Considerando que foram 21 milhões de downloads em um mês inteiro, quer dizer que em algumas horas eles viram o tráfego equivalente a 3.33 vezes o que eles vêem em um mês (usando número de downloads como proxy de novos usuários).

VaGNaroK Mist (@VaGNaroK_Mist)

Não contei mentiras contei? Uma limitação grotesca.

Surtinho de 70 milhões de pessoas em poucas horas. Seu senso de tamanho e proporção está meio desbalanceado.