PS Store do PS3 e PS Vita vai deixar de aceitar cartão de crédito e PayPal

A partir de 27 de outubro, só será possível comprar jogos na loja do PS3 e PS Vita usando os fundos da própria carteira da PS Store

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
PS3 (Imagem: Nikita Kostrykin/Unsplash)

A PS Store do PS3 e PS Vita ainda não será fechada por completo, mas a Sony vai limitar cada vez mais o uso da loja. Em 27 de outubro, a Sony irá deixar de aceitar pagamentos via cartões — de crédito e débito — e PayPal na plataforma. Depois dessa data, só será possível comprar jogos para esses consoles usando o dinheiro da carteira da PS Store.

Essa mudança será aplicada em todas as regiões do mundo ao mesmo tempo. A Sony ainda não explicou o motivo que levou a essa decisão, porém é provável que a empresa esteja tentando diminuir os riscos de roubo de dados dos usuários, pois a PS Store do PS3 e PS Vita é uma plataforma antiga que já não recebe mais tanto suporte.

Quem quiser comprar jogos digitais de PS3 e PS Vita, após o dia 27 de outubro, só poderá pagar pelas compras usando a própria carteira da PS Store. Os usuários terão a opção de recarregar os fundos usando cartões pré-pagos ou acessando a loja pelo PS4, PS5, PC ou celular para finalizar a compra no cartão de crédito por lá.

À primeira vista, a mudança pode parece não tão ruim, já que ainda será possível comprar os jogos de PS3 e PS Vita de algumas formas. Porém, alguns usuários nas redes sociais apontam que essa decisão é uma forma da Sony desativar a loja aos poucos sem deixar a comunidade furiosa.

Sony quer fechar PS Store do PS3 e PS Vita desde 2020

Vale lembrar que a Sony começou a falar sobre uma possível desativação da PS Store do PS3 e PS Vita em outubro do ano passado. Na época, a empresa planejava primeiro aposentar a plataforma nos navegadores de computador e aplicativos oficiais de Android e iPhone (iOS) — e isso já aconteceu — para só depois desligar tudo.

Após ficar um tempo sem tocar no assunto, a gigante japonesa voltou a mencionar o desligamento da loja em março deste ano. No entanto, pouco tempo depois, a Sony voltou atrás na decisão por causa dos jogadores que ficaram revoltados com o suposto fim da PS Store nos consoles antigos.

Desde então, a empresa nunca mais comentou sobre a loja. Por um lado, é comum que plataformas antigas sejam descontinuadas para dar lugar a ecossistemas mais novos e seguros. Porém, uma parcela de usuários ainda não quer dar adeus aos seus tão queridos consoles da sétima geração, em especial porque certos jogos podem se perder para sempre com o fim dessa PS Store.

Se você quiser entender melhor a situação, nós já explicamos por aqui o que significa o fim da PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP.

Com informações: Siliconera, Kotaku.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados