Início » Gadgets » HMD Global lança Nokia T20, tablet que promete bateria de longa duração

HMD Global lança Nokia T20, tablet que promete bateria de longa duração

Primeiro tablet Nokia da HMD Global promete durabilidade e versatilidade; ficha técnica sugere preço relativamente baixo, mas ainda não há data de lançamento no Brasil

Ana Marques Por

A HMD Global anuncia nesta, quarta-feira (6), a sua entrada na categoria de tablets com a chegada do Nokia T20. O dispositivo promete longa duração de bateria e versatilidade, mas suas configurações indicam uma performance mais básica, para navegação em redes sociais, leitura, reprodução de filmes e chamadas de vídeo, por exemplo. O tablet já está disponível em algumas regiões, e tem previsão de lançamento no Brasil “nos próximos meses”.

Nokia T20 (Imagem: Divulgação/HMD Global)

O Nokia T20 tem tela de 10,4 polegadas, com resolução 2000 x 1200 pixels. Ele traz alto-falantes estéreo, dois microfones e a entrada P2 (3,5 mm) para fones de ouvido — algo que vem sumindo aos poucos em dispositivos mobile.

O processador é um octa-core de até 1,8 GHz (Unisoc T160), e há opções com 3 GB ou 4 GB de memória RAM, e 32 GB ou 64 GB de armazenamento. O T20 tem câmera frontal de 5 MP para videoconferências, e um sensor na traseira com 8 MP.

A ficha técnica do aparelho indica uma disputa em categoria de entrada/intermediária, onde encontramos alguns produtos da Samsung, Positivo e Multilaser — esta última com uma presença marcante no segmento de tablets mais baratos. Segundo a HMD Global, “houve um renascimento no mercado de tablets” durante a pandemia, com crescimento de 43% nas vendas mundiais da categoria, no terceiro trimestre de 2020 — o que levou a empresa a apostar no setor.

“No ano passado, ficamos ainda mais conectados com o aumento do trabalho híbrido, das aulas online e do uso de mídias sociais. Também notamos mais pessoas usando plataformas de videochamada e serviços de streaming. Isso levou a um aumento do apetite por tablets, que cresceu impressionantes 53% na comparação do primeiro trimestre de 2020 com 2021. Por isso, criamos o primeiro tablet Nokia da HMD Global para atender às novas necessidades dos nossos usuários e ao desejo deles por novas tecnologias e recursos versáteis.”

Florian Seiche, CEO da HMD Global.

Bateria de 8.200 mAh e duas atualizações do Android

Um dos destaques promete ser a bateria. O componente tem 8.200 mAh, e a companhia promete 15 horas de navegação na web, sete horas de videochamadas ou dez horas de streaming de vídeos.

O Nokia T20 sai de fábrica com o Android 11, e a HMD Global promete atualização de versão do Android por até dois anos. Já as correções de segurança devem chegar mensalmente por pelo menos três anos.

Para adultos e crianças

A HMD Global reforça que o T20 é um dispositivo Android que atende aos requisitos corporativos do Google, e que o tablet também funciona com a solução de gerenciamento de mobilidade empresarial da companhia finlandesa.

Para quem tem crianças em casa, o Google Kids Space, integrado ao Nokia T20, permite criar um ambiente seguro para explorar aplicativos, livros e vídeos com o controle parental do aplicativo Family Link.

Nokia T20 (Imagem: Divulgação/HMD Global)
Quando o Nokia T20 chega ao Brasil?

A HMD Global confirmou que o Nokia T20 chega ao Brasil “nos próximos meses”. Entretanto, ainda não há uma data de lançamento prevista no mercado nacional.

Qual é o preço do Nokia T20?

No exterior, o Nokia T20 custa a partir de 199 euros (versão só com Wi-Fi) e 239 euros (4G), respectivamente R$ 1.262 e R$ 1.516, em conversão direta, sem impostos, no câmbio do dia. O preço do Nokia T20 no Brasil ainda não foi revelado.

Ficha técnica — Nokia T20

  • Tela: 10,4 polegadas (2000 x 1200 pixels), 400 nits
  • Processador: Unisoc T610 (octa-core de até 1,8 GHz)
  • Memória RAM: 3 GB ou 4 GB
  • Armazenamento: 32 GB ou 64 GB, expansível via microSD de até 512 GB
  • Câmera traseira: 8 MP
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Bateria: 8.200 mAh, USB-C, carregamento rápido de 15 W
  • Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth 5.0, 4G (depende da versão)
  • Sistema operacional: Android 11 (2 anos de atualização de versão)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@doorspaulo

Queria um tablet pra ler HQs e mangás, mas não estou afim de gastar os tubos.
Dependendo do preço que vier pro BR, esse Nokia vai ser uma boa opção pela tela.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Achei que pecaram na garantia de atualização de segurança por só 3 anos, por se tratar de um tablet penso que deveria ter pelo menos 4 anos (nem precisava de 3 androids, só as atualizações de segurança já tava bom).
E esse carregador de 15w vai demorar uma eternidade pra bateria carregar toda, precisava de uns 20w ou 25w, mas deve ser limitação da Unisoc em não ter recarga tão rápida.

Mas é sempre bem vindo mais uma marca no Brasil com um tablet aparentemente bem construído, pq os Multilaser e a maioria dos Positivo ninguém merece.