Receita Federal lança app com consulta ao IR e CPF para Android e iOS

App da Receita Federal facilita o acesso a serviços da instituição, como a consulta ao Imposto de Renda, CPF, processos e mais

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App da Receita Federal

Receita Federal lançou o seu aplicativo para celulares e tablets que leva o mesmo nome da instituição. Anunciado nesta terça-feira (5), a solução reúne vários serviços no mesmo lugar, como a consulta à declaração e restituição do Imposto Renda (IR), CPF, processos e outras soluções. O app está disponível para Android e iOS (iPhone e iPad).

A solução foi desenvolvida pelo Serpro à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). A ideia do lançamento é agilizar e simplificar o acesso aos serviços da instituição. “A expectativa é que, até o final do próximo ano, todas as funcionalidades dos principais aplicativos da RFB estejam unificadas no app Receita Federal”, informaram.

O aplicativo possibilita o uso de serviços do órgão pelo celular. É o caso da consulta ao CPF e informações relacionadas ao Imposto de Renda. O app também oferece o preenchimento e envio da declaração, além do acesso a processos em tramitação, verificação de empregados ativos no eSocial, entre outras informações.

Receita Federal lança app para Android e iPhone (iOS)

O contribuinte ainda pode encontrar unidades e notícias da instituição pelo novo programa. Também há a união de funcionalidades de outros apps, como o IRPF, Pessoa Física, eSocial Doméstico e afins. Mas o Serpro informa que, “nesta primeira versão, ainda é preciso manter esses aplicativos instalados no dispositivo móvel para ter acesso a algumas funcionalidades no app Receita Federal”.

O app Receita Federal já está disponível para download na Google Play Store (play.google.com), para Android, e na App Store (apps.apple.com), para iPhone e iPad. O acesso ao aplicativo é realizado através de uma conta Gov.br.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados