Início » Celular » O que é e como funciona a tela e-ink?

O que é e como funciona a tela e-ink?

Saiba o que é e como funciona uma tela e-ink; essa tecnologia, encontrada em e-readers, entrega diversas vantagens ao usuário

Wagner Pedro Por

O e-ink domina o mercado de leitores de livros digitais. Essa tecnologia oferece displays mais confortáveis para a leitura, podendo ser encontrada amplamente em e-readers, como nos modelos Kindle e Kobo. Abaixo, vou te explicar o que é e como funciona a tela e-ink, além de apresentar suas vantagens e desvantagens.

A tela e-ink normalmente é encontrada em leitores de e-books. O display baseado nessa tecnologia exibe tons cinzas e entrega um conforto visual maior quando comparado a outros padrões disponíveis no mercado, sendo ideal para ler livros e revistas.
Telas e-ink são comuns em e-readers (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O e-ink é uma tecnologia de tela muito presente em leitores de e-books. Ao contrário de outros padrões disponíveis no mercado, como LCD e OLED, seu funcionamento é mais simples do parece.

Telas e-ink são formadas por duas camadas transparente e, no meio delas, há pequenas esferas que ficam responsáveis pela montagem da imagem. Cada microesferas entrega um conjunto de pigmentos pretos e outro conjunto de pigmentos brancos, todos magnéticos. Com isso, o software do aparelho consegue organizá-los corretamente para mostrar a imagem desejada.

Kindle (Imagem: James Tarbotton/Unsplash)
Kindle (Imagem: James Tarbotton/Unsplash)

Por exemplo, quando é preciso criar uma área completamente preta, os pigmentos brancos são deslocados para o fundo da esfera, enquanto que os pretos ficam na frente da tela — o oposto funciona da mesma forma. Já para tons de cinza, o dispositivo mistura os pigmentos para que eles fiquem posicionados no topo da esfera.

Até alguns anos, a tecnologia e-ink só funcionava em preto e branco. Isso mudou em 2016 quando as primeiras telas coloridas foram apresentadas. No entanto, elas estão disponíveis apenas em setores específicos, como na divulgação comercial, sendo voltadas para a exibição de anúncios.

Vantagens da tela e-ink

A principal vantagem de uma tela e-ink é que ela não precisa de luz para formar as imagens. Os displays que trazem essa tecnologia são chamados de papel eletrônico, pois imitam pontos impressos usando apenas os pigmentos citados anteriormente.

Considerando que o aparelho não emite nenhum tipo de luz, sua tela causa pouco (ou nenhum) incômodo visual, sendo bem semelhante à leitura no papel. Isso deixa a experiência de uso bem mais agradável.

E-reader da Kobo (Imagem: Perfecto Capucine/Unsplash)
E-reader da Kobo (Imagem: Perfecto Capucine/Unsplash)

Outra vantagem da tela e-ink é a autonomia de bateria. Como a mudança dos pigmentos acontece apenas quando as páginas são alteradas, a bateria de um dispositivo que usa essa tecnologia costuma durar muito mais.

O tempo longe da tomada pode cair se o usuário estiver conectado frequentemente em uma rede Wi-Fi, mas nesse caso, a tela não é a grande responsável pela drenagem de energia.

Desvantagens da tela e-ink

Apesar dos pontos positivos, como o fato de não incomodar os olhos e oferecer uma boa autonomia de bateria, as telas e-ink apresentam algumas limitações que fazem com que a tecnologia não seja amplamente utilizada em dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores.

A grande desvantagem é que elas não são tão responsivas. Como toda a reorganização depende das partículas de pigmentos, o display é um pouco mais lento do que estamos acostumados. Navegar na internet em um Kindle, por exemplo, leva bem mais tempo do que no celular.

O e-ink tem um tempo de resposta maior que outras tecnologias (Imagem: Freestocks/Unsplash)
O e-ink tem um tempo de resposta maior (Imagem: Freestocks/Unsplash)

Outro ponto negativo está no fato da maioria das telas formarem imagens em preto e branco. Isso pode ser um grande incômodo, especialmente na hora de visualizar fotos. Tudo bem que já existem displays e-ink coloridos, mas eles ainda não entregam a mesma experiência do LCD, LED ou de outras tecnologias, pelo menos quanto a exibição de tons e resolução.

Usos da tela e-ink

A tela e-ink pode ser usada em qualquer dispositivo eletrônico, mas normalmente encontramos essa tecnologia em e-readers. Apesar de existirem diversos modelos no mercado, o Kindle, fabricado pela Amazon, costuma ser o mais popular entre os consumidores.

O setor mobile já chegou a apostar em telas e-ink. O Motorola F3, lançado em 2006, trouxe essa tecnologia, mas desde então, ela ficou sendo praticamente exclusiva dos leitores de livros digitais.

Pronto, agora você já sabe o que é e como funciona a tela e-ink.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando