Início » Aplicativos e Software » Google Maps vai ganhar modo de navegação que facilita andar de bicicleta

Google Maps vai ganhar modo de navegação que facilita andar de bicicleta

Google apresenta novas funções para o Maps e outros serviços para oferecer alternativas mais sustentáveis aos usuários

Bruno Gall De Blasi Por

O Google anunciou, nesta quarta-feira (6), recursos para os usuários optarem por decisões mais sustentáveis. Algumas dessas funções chegarão ao Google Maps, que terá um novo modo de navegação para ciclistas e opções de rotas para economizar o combustível do carro. Também há novidades para o buscador e outros serviços.

App do Google Maps (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
App do Google Maps (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

As melhorias nos serviços do Google visam auxiliar na preservação do meio ambiente ao oferecer alternativas mais sustentáveis aos usuários. No Google Maps, a grande parte das melhorias são voltadas para ciclistas. “No ano passado, o uso de rotas de bicicleta no Maps aumentou em até 98% nas cidades ao redor do mundo”, afirmaram.

A “navegação leve” (tradução livre para “Lite Navigation”) está entre as novidades. Através dela, os ciclistas conseguem ter acesso às informações sobre a rota sem precisar manter a tela sempre ligada ou entrar na navegação guiada. O recurso chegará aos aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS) “nos próximos meses”.

“Muitos motociclistas disseram que eles não querem entrar na navegação curva a curva quando estão andando de bicicleta, já que seus telefones costumam ficar escondidos durante a maior parte do trajeto”, anunciaram. “Para facilitar a locomoção de bicicleta, estamos introduzindo um recurso chamado Lite Navigation.”

O Google Maps também passará a mostrar informações sobre bicicletas e scooters compartilhadas nas redondezas. A função estará disponível em mais de 300 cidades, incluindo São Paulo. Para carros, o app vai apresentar rotas que não gastem muito combustível para economizá-lo e reduzir a poluição do ar nos Estados Unidos.

Novo modo de navegação do Google Maps para ciclistas (Imagem: Divulgação/Google)
Novo modo de navegação do Google Maps para ciclistas (Imagem: Divulgação/Google)

Google apresenta novidades para busca e Voos

O Google também apresentou novos recursos a outros serviços com o mesmo intuito. No buscador, a empresa levará os usuários a uma página com “informações de alta qualidade relacionadas ao clima” ao pesquisar por termos como “mudança climática”. A companhia também vai facilitar a busca por produtos que sejam sustentáveis.

O serviço para encontrar passagens da gigante das buscas, por sua vez, agora destaca a emissão de dióxido de carbono relacionada a cada voo. A plataforma ainda vai mostrar como a escolha de assentos afeta a pegada de carbono individual dos usuários. Os indicadores foram liberados aos usuários de todo mundo nesta quarta-feira (6).

Google Flights mostra estimativa de emissão de carbono de voos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Google Flights mostra estimativa de emissão de carbono de voos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A companhia também anunciou o Nest Renew para ajudar a economizar energia, que também terá um plano Premium. “Usando um recurso chamado Mudança de Energia, os termostatos Nest compatíveis podem ajudar os usuários a mudar automaticamente o uso de eletricidade para aquecimento e resfriamento para momentos em que a energia é mais limpa ou mais barata”, anunciaram.

Com informações: Google (1 e 2), Engadget e The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando