Início » Jogos » Agent, misterioso jogo da Rockstar, parece ter sido cancelado de vez

Agent, misterioso jogo da Rockstar, parece ter sido cancelado de vez

Anunciado em 2009 como um jogo exclusivo de PS3 sobre espionagem nos anos 1970, Agent não existe mais no catálogo da Rockstar

Murilo Tunholi Por

Agent seria um jogo da Rockstar que desenvolvido pelo mesmo estúdio responsável por GTA 5, mas que nunca saiu do papel. Anunciado na E3 de 2009 — há mais de uma década —, Agent ficou engavetado até a última terça-feira (6), quando foi removido de todos os catálogos de títulos da Rockstar, sem qualquer aviso prévio. Pelo o que parece, o game de espionagem se foi para sempre.

Agent, jogo misterioso da Rockstar, parece ter sido abandonado de vez (Imagem: Divulgação/Rockstar)

Mesmo sem anunciar o cancelamento de Agent em comunicado oficial, a Rockstar deixou claro que não iria mais trabalhar no jogo desde 2018, quando abandonou a patente do projeto no U.S. Patent & Trademark Office. Até então, o game estava registrado desde 2009 como um possível exclusivo de PS3 com aventuras de espiões nos anos 1970.

Agent tinha tudo para ser um jogo de espionagem fantástico, mas acabou sofrendo com a falta de orçamento. Quando foi anunciado, a Rockstar também estava trabalhando em outro título grande: Red Dead Redemption, que sugou os recursos financeiros e a mão de obra da produtora. Após criar um sucesso como Red Dead, a empresa preferiu focar seus esforços em um game certo em vez de investir em algo duvidoso, como uma nova franquia.

Jogos mais importantes entraram na frente de Agent

Nos anos seguintes, a Rockstar até tentou variar o seu catálogo com um jogo que não era sobre espionagem, mas tinha investigações: L.A. Noire. Mesmo sendo aclamado pela crítica e vendendo relativamente bem, L.A. Noire foi uma experiência ruim para a empresa, pois o estúdio responsável pelo game — o Team Bondi — fechou logo após o lançamento do título, devido a denúncias de condições precárias de trabalho.

Depois desse episódio, a Rockstar preferiu se manter segura investindo na franquia Grand Theft Auto. Essa atenção maior resultou em GTA 5, que se tornou um verdadeiro sucesso. O jogo recebe atualizações até hoje no GTA Online e tem a versão para os consoles da nova geração — PS5 e Xbox Series X|S — programada para chegar em março de 2022.

Será que a Rockstar planeja ressuscitar o projeto de Agent algum dia? Se sim, ainda vai depender da boa vontade da Take-Two Interactive, a empresa mãe que cuida de todo o dinheiro, colocar os recursos necessários no desenvolvimento.

Com informações: Polygon.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando