Início » Aplicativos e Software » Bug no Windows 11 afeta desempenho de PCs com AMD Ryzen

Bug no Windows 11 afeta desempenho de PCs com AMD Ryzen

Falha afeta latência do cache L3 e deve ter impacto principalmente em jogos de esports; AMD e Microsoft prometem correções para outubro

Ana Marques Por

A Microsoft liberou o Windows 11 no início desta semana, e como de costume, alguns bugs já foram identificados por quem atualizou para a versão mais recente do sistema. Um deles afeta diretamente o desempenho de PCs com processador AMD Ryzen — o problema foi confirmado pelas empresas.

AMD Ryzen 5000
AMD Ryzen (Imagem: Divulgação/AMD)

O Windows 11 chama a atenção pela renovação visual, mas também promete ganhos em performance. A Microsoft chegou a garantir que o redesenho da plataforma não afetaria o desempenho do sistema.

Entretanto, na quarta-feira (6), a AMD anunciou que seus processadores podem ter redução de performance devido a uma falha do sistema que faz com que a latência do cache L3 aumente em aproximadamente 3x.

Segundo a empresa, qualquer aplicativo sensível ao tempo de acesso ao subsistema de memória pode ser afetado, mas o impacto tende a ser maior para eSports — jogos podem ter queda entre 10% e 15%.

Outro problema reportado pela AMD diz respeito à tecnologia de “núcleo preferencial”, afetando a performance em single-core. Diversos jogos e outros aplicativos mais exigentes podem ser impactados, mas a companhia ressalta que o problema deve ser identificado mais facilmente em CPUs com mais de 8 núcleos e TDP maior que 65 W.

Microsoft trabalha em correções ainda para outubro

Felizmente, quem já atualizou o Windows neste primeira semana não deverá esperar uma solução por muito tempo. Os erros já foram repassados para a Microsoft e correções estão a caminho. Na página da AMD, a mensagem é de que uma atualização será lançada ainda em outubro.

Para os mais corajosos (ou que não tenham um PC com AMD Ryzen), o Windows 11 está disponível para download, e você pode encontrar o passo a passo para instalar o sistema nestes artigos:

Com informações: AMD, The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
17 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Juliano Machado Olivetti (@Juliano_Machado_Oliv)

O que me estranha é a Microsoft não ter pego esse tipo de problema na fase Insider…Com toda certeza existia uma base considerável de máquinas com CPU Ryzen.

Fernando Val (@fval)

Quem garante que não foi detectado e simplesmente “deixado para depois”?

Xico Pires (@xicopires)

Com certeza devem ter deixado pra depois, pra atualização de outubro. Tem um outro bug que eu tive, que foi instalar o 11, voltar pro 10 e depois reinstalar o 11 de novo. A barra de tarefas fica a do 10 com o botão iniciar travado, mas o resto todo tá o 11 !!! Esse problema foi relatado pelos insiders em setembro e com ctz não houve tempo de corrigir, o que deverá ser feito na próxima atualização em outubro ainda. Achei o 11 bem lento e bugado, teve uma hora que jogar um arquivo na lixeira travou o explorer… bem estranho.

Xico Pires (@xicopires)

Não entendi a pressa da MS em lançar o Windows 11, está com bastante bugs. A barra de tarefas tb está faltando muita coisa do 10. Parece um retrocesso, só com o visual melhorado.

Andre Kittler (@Andre_Kittler)

Se tivesse como testar isso antes de lançar, e se tivesse gente com interesse em fazer o testem isso seria facilmente evitado…

Sem brincar, a MS está certa.
Quanto testavam e pensavam estavam estagnados. Agora lançado porcaria beta como se fosse final, demitindo pessoa internas que testam e ignorando milhões de pessoas externas que estão dispostas a testar gratuitamente, eles não parem de crescer.
Não existe rasão no mundo de hoje para fazer software bem feito. Na real software cagado bugado e mal acabado é o certo. Errado é quem espera o oposto.

@doorspaulo

Early adopter só leva nabo.

Jedielson (@Jedielson)

Intel curtiu isso!

@bkdwt

Na verdade pegaram, pois esse problema já aconteceu no Windows 10, foi corrigido com uma atualização de BIOS por parte da AMD, agora aconteceu novamente no Windows 11 e nas builds mais recentes do Windows 10.

O problema é que como chamou mais a atenção no Windows 11, vieram com aquele papo de “ah, mas é beta!!111”.

aida64_5892ZTQHbK663×638 68.9 KB

Isso é o que acontece no 3700x.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Não vejo nenhuma novidade, a Microsoft praticamente extinguiu a sua equipe de testes internos e lançou a Windows 11 pelo menos 6 meses antes da hora, ainda tem muita correção de bug pra fazer antes dele se tornar usável.

Michel da Silva Soares (@Michel)

Esse problema não acontecia com as versões antigas, como o Windows 7 ou 8 RTM, Windows XP.

O problema do Vista não era nem um bug, era o sistema que era mal otimizado mesmo, mesmo assim a versão RTM rodava melhor que a RTM do 10 e esse 11 aí que pode ter a certeza que todo dia vai chegar uma atualização para corrigir os bugs do sistema “RTM”