É tecnologia brasileira que está presente em uma nova geladeira da Electrolux que roda nada mais, nada menos que Linux. Pela primeira vez você vai poder controlar o seu refrigerador a partir de um painel touchscreen frontal que depende unicamente de software de código livre. Sem falar que o aparelho em si é uma beleza de design.

Chamada de Infinity I-Kitchen, essa geladeira conta com tecnologia de ponta. O software foi desenvolvido pela brasileira ProFusion, que trabalha com sistemas Linux embarcados nos mais diversos aparelhos. No caso desse refrigerador, é a partir do touchscreen na parte frontal que o usuário acessa o sistema operacional para realizar tarefas como escrever recados ou controlar o aparelho (ou seja: ajustar a temperatura do freezer, determinar a produção de gelo). Já o hardware é da Freescale.

Para completar, a Electrolux ainda incluiu um aplicativo que cataloga 600 receitas, fornecidas pela revista Cláudia. Basta que o mestre cuca escolha o alimento que deseja preparar e depois siga as instruções, que são apresentadas cono visor. Os outros aplicativos são um calendário, ímãs virtuais (porque magnético é coisa de vó) e um álbum de fotos com slideshow, perfeito para o visor colorido e de alta resolução.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do painel sensível ao toque da geladeira.


(YouTube)

De acordo com a ProFusion, as bibliotecas EFL foram fundamentais no desenvolvimento do software que a geladeira roda. E o mais bacana é que, conforme manda o GNU/Linux, as modificações feitas em softwares de código livre já foram postadas na comunidade.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados